Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > OUTUBRO ROSA: MITOS E VERDADES

Outubro Rosa: mitos e verdades

01/10/2024

A conscientização e a educação sobre o câncer de mama são essenciais para a detecção precoce e o tratamento eficaz

Escrito por: SINDSAÚDE SP

 

O outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, cujo objetivo principal é compartilhar informações e promover a conscientização sobre esta doença.

A conscientização e a educação sobre o câncer de mama são essenciais para a detecção precoce e o tratamento eficaz. Ou seja, o Outubro Rosa é uma oportunidade para reforçar essas informações.

 

Uma luta de todos!

 

Câncer de mama só afeta mulheres? Mito: embora a maioria dos casos ocorra em mulheres, homens também podem desenvolver câncer de mama. No entanto, a incidência em homens é muito menor.

 

Apenas mulheres com histórico familiar desenvolvem câncer de mama? A maioria dos casos de câncer de mama não está relacionada a histórico familiar. Aproximadamente 85% dos casos ocorrem em mulheres sem histórico familiar da doença.

 

Usar desodorante antitranspirante causa câncer de mama? Não há evidências científicas que comprovem que o uso de desodorantes antitranspirantes esteja relacionado ao desenvolvimento de câncer de mama.

 

Mulheres com seios pequenos têm menos chance de desenvolver câncer de mama? O tamanho dos seios não influencia no risco de desenvolver câncer de mama. O que importa é a densidade do tecido mamário, que pode ser um fator de risco.

 

Mamografias podem causar câncer devido à radiação? A quantidade de radiação usada em uma mamografia é muito baixa e não é considerada um risco significativo. A detecção precoce do câncer de mama por meio de mamografias é muito mais benéfica.

 

A detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura? Quando o câncer de mama é detectado em estágios iniciais, as chances de cura podem chegar a 95% ou mais. Mamografias regulares são fundamentais para detectar o câncer antes que ele apresente sintomas.

 

O autoexame é uma ferramenta importante, mas não substitui a mamografia? O autoexame é importante para conhecer o corpo e perceber mudanças, mas não substitui exames médicos como a mamografia, que pode detectar nódulos ainda não palpáveis.

 

A amamentação pode reduzir o risco de câncer de mama? Mulheres que amamentam têm uma redução no risco de desenvolver câncer de mama, pois a amamentação ajuda a equilibrar os hormônios no corpo e reduzir a exposição ao estrogênio.

 

Há fatores de risco que podem ser controlados? Fatores como manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar podem reduzir o risco de desenvolver câncer de mama.

 

Mulheres mais velhas têm maior risco de desenvolver câncer de mama? O risco de câncer de mama aumenta com a idade, sendo mais comum em mulheres com 50 anos ou mais.

 

 

 

 

Fonte: https://l1nq.com/u3mD7

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected] / [email protected]