CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ABC ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE CARDIOVASCULAR
29/09/2024
Celebrado neste 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração é uma campanha criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de falar sobre a importância de as pessoas cuidarem da saúde cardiovascular.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, estima-se que aconteçam cerca de 400 mil casos de infarto todos os anos e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Em 2023, mais de 112 mil pessoas morreram após sofrerem infarto. Os dados são da Sociedade Brasileira de AVC.
O Dia Mundial do Coração incentiva as pessoas a adotarem medidas preventivas para melhorar a qualidade de vida. Hábitos saudáveis como alimentação balanceada e a prática de atividade física regular são fatores que contribuem para isso.
Nos últimos anos, as mudanças climáticas têm se intensificado e o tempo extremamente seco durante um grande período também é prejudicial para nossa saúde cardiovascular, especialmente em pessoas com problemas cardíacos preexistentes.
Durante períodos de baixa umidade, o corpo enfrenta condições que podem aumentar o risco de complicações cardiovasculares. O ar seco pode levar à desidratação, que aumenta a viscosidade do sangue e dificulta a circulação, aumentando o risco de coágulos, o que pode ocasionar um infarto ou AVC.
Há ainda o aumento da pressão arterial por conta da diminuição dos líquidos em nosso corpo, diminuindo o volume de sangue nos vasos, forçando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue.
O tempo seco pode agravar problemas respiratórios, como asma e bronquite, o que coloca mais estresse no coração. O coração e os pulmões trabalham em conjunto e qualquer dificuldade respiratória pode sobrecarregar o sistema cardiovascular.
Durante o tempo seco, os níveis de poluentes no ar tendem a aumentar e isso pode agravar problemas cardiovasculares. A exposição prolongada à poluição do ar tem sido associada a inflamação nos vasos sanguíneos e a um maior risco de ataques cardíacos.
O tempo seco também favorece a disseminação de vírus e bactérias, aumentando o risco de infecções respiratórias, que podem impactar negativamente o coração, especialmente em pessoas com insuficiência cardíaca ou condições cardíacas crônicas.
Por todos esses fatores, é fundamental que as pessoas bebam água ao longo do dia, evitem exposição prolongada ao calor e procurem ambientes mais frescos e ventilados. E se possível, usem umidificadores de ambiente.
Os médicos também orientam que aumentem o consumo de alimentos ricos em potássio e magnésio, que ajudam a manter o equilíbrio de fluidos no corpo. Além de monitorar a pressão arterial, uma vez que quem tem problemas de pressão deve ficar atento durante períodos secos.
Fonte: https://encr.pw/VDdId
Conteúdo Relacionado