Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > AGENDA DA CLASSE TRABALHADORA 2010

AGENDA DA CLASSE TRABALHADORA 2010

22/01/2010

Escrito por: Fonte - Cut Nacional


Este ano de 2010 será fundamental para avançarmos na conquista de mais direitos e na disputa de nosso projeto de Sociedade, de Estado e Desenvolvimento. Para tanto, as Centrais Sindicais, reunidas na Sede Nacional da CUT, no dia 21 de janeiro de 2010, deliberaram sobre a Agenda da Classe Trabalhadora 2010 que compreenderá ações em 2 grandes frentes: a luta pela Redução da Jornada de Trabalho e pelo nosso Projeto de Desenvolvimento. Uma vez que estamos em um ano marcado por eventos importantes como a Copa do Mundo e as Eleições Presidenciais que alteram a dinâmica das agendas de nosso país, precisamos nos concentrar em uma atuação incisiva neste Primeiro Semestre, combinada com nosso calendário de lutas.

Frente nº 1: Luta pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários

A luta pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários, prioridade Zero para a classe trabalhadora, exige muita mobilização e pressão, que se dará de 2 formas: 1) pressões no Congresso Nacional e 2) mobilizações junto às nossas bases na negociação coletiva.

1) Pressões no Congresso Nacional

Com a retomada dos trabalhos do Congresso Nacional, no dia 2 de fevereiro haverá, em Brasília, uma reunião de lideranças parlamentares para definir a Pauta do Congresso para o 1º Semestre de 2010. Para que o Projeto da Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários entre na pauta, o movimento sindical brasileiro precisa de grande mobilização para pressionar nossos parlamentares. Para isto, realizaremos uma ação de peso, unitária com as demais Centrais Sindicais em Brasília, nos dias 2 e 3 de fevereiro, envolvendo centenas de dirigentes.


Encaminhamentos:

Para orientar nossa militância CUTista, apresentamos nossa forma de organização:

1) Dia 1º de fevereiro:
- concentração dos dirigentes sindicais CUTistas, a partir das 16 horas no Escritório da CUT em Brasília;

2) Dias 2 e 3 de fevereiro:
- ação conjunta com as Centrais no Aeroporto de Brasília, pela manhã.
- durante o dia: audiências com lideranças de bancadas, visitas a parlamentares de todos os partidos para que apóiem a Redução da Jornada.
- vigília no Congresso Nacional para pressão dos parlamentares.


2) Mobilizações junto às bases na negociação coletiva

Tornar a Redução da Jornada sem Redução de Salários uma realidade em nossos Ramos, por meio dos acordos coletivos. Este é o objetivo central para as categorias com data-base no 1º Semestre, em especial os comerciários, metalúrgicos e químicos.

Encaminhamentos:

1) priorizar a conquista da redução da jornada nos acordos coletivos, realizando para isto, mobilizações, greves e outras manifestações junto ao empresariado.

2) encaminhar um documento unificado das Centrais Sindicais às entidades patronais exigindo as 40 horas semanais, tendo em vista o crescimento da economia e a necessidade de contrapartidas sociais por parte dos empregadores.


Frente nº 2: Projeto de Desenvolvimento

Considerando as disputas eleitorais de 2010, as Centrais Sindicais decidiram, unitariamente e por consenso, uma agenda focada no processo eleitoral, de modo a disputar o nosso Projeto de Estado, Sociedade e Desenvolvimento junto às candidatas e candidatos ao Executivo (Presidente e Governadores), prioritariamente.

Encaminhamentos:
1) propiciar um debate nos estados e ramos sobre a Plataforma da Classe Trabalhadora, documento este que será disputado na formulação de programas de governo dos candidatos.




2) realizar uma Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, no dia 1º de junho, em São Paulo, com objetivo de aprovar e lançar a Plataforma, com a presença de 30 mil dirigentes sindicais de todo o país. A conferência será precedida pelos encontros estaduais que debaterão um Texto Base com as propostas da classe trabalhadora para o país e para a garantia e ampliação de direitos.

Conclamamos aos(às) dirigentes CUTistas que se engajem nas mobilizações, com as bandeiras da CUT, em um cenário de acirramento das disputas de nosso Projeto de classe trabalhadora.

Quintino Severo
Secretário Geral


  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]