Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SEMINÁRIO DEBATE O FUTURO DA COMUNICAÇÃO SINDICAL

Seminário debate o futuro da comunicação sindical

21/10/2016

Atividade organizada pela FITRATELP aconteceu em Brasília

Escrito por: Luciana Wlacawovsky

O Secretário de Comunicação da CUT, Roni Barbosa, apresentou uma radiografia da atual conjuntura da comunicação da CUT Nacional durante o seminário sobre Telecomunicações e Comunicação Sindical, organizado pela Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (FITRATELP). A atividade aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro em Brasília/DF e contou com a participação de integrantes dos sindicatos filiados à Federação.

A mesa que debateu comunicação foi composta, ainda, pelo secretário de Organização da CUT, Ari Aloraldo do Nascimento e do presidente da Federação dos Radialistas (FITERT), José Antônio Jesus da Silva, além do assessor jurídico da FITRATELP, Rodrigo Torelly.

“O grande desafio é produzir uma comunicação sindical e de esquerda, de forma articulada, para fazer o enfrentamento contra a mídia comercial e dominante”, destacou Roni. Ele alertou, ainda, que a luta pela democratização dos meios de comunicação deve encabeçar as discussões sobre o tema, “a concentração da mídia na mão de poucas famílias, cada vez mais forte, é a comprovação que pouco avançamos nessa última década”.

Já para o secretário de Organização da CUT, Ari Nascimento, a formação em âmbito nacional e a organização dos sindicatos e entidades “é fundamental para implementar uma comunicação própria e com pouca verba”.

Para o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão e Televisão (FITERT), o desafio também é repensar a organização dos sindicatos: “será que a forma que fazemos comunicação está dando certo?”, indagou.

O consenso, portanto, foi de que é imprescindível atingir ao máximo o número de pessoas utilizando as ferramentas democráticas que estão disponíveis, como a internet e as redes sociais. “Hoje a CUT nacional consegue fazer circular campanhas e mobilizações muito mais pelas mídias sociais do que em outros canais de comunicação”, esclareceu Roni. “Nesse sentido os sindicatos e centrais terão um papel importante na maneira de informar e se comunicar”, completou o dirigente.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]