Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > RS: METALÚRGICOS ENTREGAM ASSINATURAS PARA ANULAR RETROCESSO

RS: Metalúrgicos entregam assinaturas para anular retrocesso

24/11/2017

Sindicato de Canoas contribuí com as 40 mil assinaturas do estado para anular Reforma Trabalhista

Escrito por: CUT RS

A direção do Sindi­cato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita e o Comitê Sindical Popular de Canoas realizaram na tarde de sexta-feira (17) a entrega das assinaturas já coletadas ao projeto de lei de iniciativa popular para anulação da Reforma Trabalhista. A campanha, que teve início no mês de setembro em todo o país, já mobilizou mais de 500 mil apoiadores.

No RS, cerca de 40 mil assinaturas já foram coletadas. No ato de entrega, o presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, informou os números obtidos até o momento. “O trabalho que realizamos nas fábricas, na Banca do Comitê instalada na Esquina Democrá­tica, o “calçadão de canoas”, e nos bairros resultou em mais de três mil assinaturas coletadas”.

Em nome do Comitê Sindical Popular do município, Alcindo Pereira, que preside a União de Associações de Moradores de Canoas (UAMCA), destacou pontos de abordagem que foram fundamentais no trabalho do grupo. “Para além das coletas, o Comitê vem realizando um trabalho de conscientização no município, que passa pela organização de mobilizações, debates, audiências públicas e produção de material informativo, distribuído nas principais vias da cidade e nas estações de trem”.

Em março deste ano, no Dia Nacional de Mobilizações Contra a Reforma da Previdência, a organização do grupo construiu uma marcha histórica. Ao todo, mais de dois mil trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias marcharam pelas principais vias da cidade. Em frente à Prefeitura, cobraram oficialmente um posicionamento das lideranças políticas do município e, em frente ao prédio do INSS, realizaram ato simbólico contra o projeto de reforma.

Maria Eunice, atual vereadora e presidente do Partido dos Trabalhadores no município, deu destaque para o trabalho dos gabinetes petistas. “Durante a campanha, foram organizados mutirões de coleta nos principais bairros da cidade. Fomos de casa em casa, dialogando e conscientizando a população”.

Trabalho em Canoas é exemplo de resistência

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, recebeu os documentos e pa­rabenizou o trabalho realizado no município, que na visão do sindicalista é modelo de integração entre o movimento sindical, os mandatos partidários e os movimentos sociais e populares. “Inde­pendente dos números, passa por Canoas a unidade de luta que tanto falamos em nossos discursos”. Ele ainda reforçou que a campanha de coleta de apoios irá con­tinuar até que a meta de 1,3 milhão de assinaturas seja atingida em todo o país.

Em relação à conjuntura estadual e nacional, o presidente da Central abordou a importância de reforçar a imagem dos deputados e senadores que foram favoráveis à Reforma Trabalhista, pois eles apostam no esquecimento. “A resistência está no voto e nas eleições de 2018, até porque pesquisas afirmam que 81% da população é contraria às reformas”.

Nespolo também abordou a Reforma da Previdência, que tem forte apelo do governo nos grandes meios de comunicação do país. “Estamos acompanhando, mas temos como certo que o dia de votação da reforma também será um dia de Greve Geral e resistência”.

Participaram também do encontro integrantes dos gabinetes do vereador Ivo Fio­rotti e do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico e o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Canoas, Marcelo Nunes.

Fonte: Rita Garrido (STIMMMEC)

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]