Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FOI APROVADO NA COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO A– JORNADA 30 HORAS PARA ENFERMAGEM

Foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação a– JORNADA 30 HORAS PARA ENFERMAGEM

16/09/2009

Escrito por: Fonte - Imprensa Cntss/CUT

Foi aprovado na  Comissão de Finanças e Tributação a– JORNADA 30 HORAS PARA ENFERMAGEM

Dia 14 de setembro a CNTSS/CUT através de sua diretora Nelci Dias, participou da mesa de abertura de seminário promovido pela Federação Nacional dos Enfermeiros - FNE , ocorrido em Brasília , para debater o os PL da jornada de 30 horas, como também o avanço das negociações do piso para toda a enfermagem.

Nelci Dias, em sua exposição , destacou a importância a unidade de todo o ramo da seguridade social para que os projetos sejam aprovados sem exclusão de nenhum segmento da categoria. “ O objetivo principal da criação da CNTSS foi a luta pela seguridade social enquanto um bem público de acesso universal com qualidade, e a valorização dos trabalhadores da seguridade social é fundamental para que se alcance este objetivo. A CNTSS estará mobilizando os sindicatos de todo o pais para que os projetos sejam aprovados e sancionados pelo presidente Lula”, finalizou a diretora.

CNTSS participa da Audiência Pública na Comissão de Finanças
Dias 15 de setembro, representando a CNTSS , Nelci Dias participou da mesa expositora da audiência pública na comissão de finanças e tributação para debater o PL 2295/2000. Na ocasião a diretora destacou a importância da aprovação deste projeto para preservar a saúde e a vida dos trabalhadores da enfermagem e dos usuários dos serviços de saúde.

Em relação a impacto financeiro, que esse projeto trazer, segundo ela para a administração pública será em tono de 0,8%, enquanto que para o setor privado calcula-se menos que 10%.

“Mesmo com esse impacto inicial o retorno é garantido, aumentarão os postos de trabalho, com isso vai aquecer o mercado, vai gerar maior qualidade de atendimento, reduzir os afastamentos por doença, porque a natureza do trabalho da enfermagem é de estar 24 horas expostos ao risco de doença física e mental, com isso gerando insalubridade”, finalizou ela.

Em relação a exclusão dos trabalhadores do PSF, do SAMU e de outras políticas públicas , proposta apresentada pelo Ministério da Saúde, ( para estes segmentos o MS propões 40 horas) a CNTSS manifestou que qualquer mudança no projeto neste momento seria um retrocesso porque a tramitação retornaria ao senado e depois a câmera federal, ( a enfermagem não pode mais esperar 20 anos) .

Nelci também destacou a importância de gerar discussões sobre as formas de organização do trabalho para que os programas e políticas do MS sejam viabilizados, com possibilidade inclusive de aumento do horário de atendimento a população. “Se ampliarmos a atenção básica teremos um menor número de internações hospitalares,possibilitando reduzir os altos custos da atenção hospitalar. O maior impacto da aprovação do PL é a vida dos trabalhadores da enfermagem e dos usuários do SUS”.

No mesmo dia, após a audiência, Nelci Dias juntamente com os diretores Francisca Alves de Souza (PE) e Cícero Lourenço da Silva ( AL)diretores da Cntss/Cut que também vem acompanhando essas audiências, juntamente com as demais entidades de enfermagem reuniram-se com o relator do PL 2295/00, o deputado Ideler, que tem se mostrado favorável em seu parecer.



VITÓRIA PARA A SEGURIDADE SOCIAL

Dia 16 de setembro, na Comissão de Finanças e Tributação foi aprovado o PL 2295/2000 do piso para enfermagem.

Na comissão de finanças e tributação foi aprovado o PL 2295/2000 que regulamenta a jornada de 30horas semanais para todos os profissionais de enfermagem ( aux., técnicos e enfermeiros), o projeto agora segue para a comissão de constituição e justiça, depois vai a votação em plenário se aprovado vais para o presidente Lula, que poderá vetar ou sancionar o projeto.

A CNTSSCUT está presente a atuante neste processo e conclama todos os sindicatos e federações do ramo da seguridade social para estar em mobilização permanente.

A LUTA CONTINUA!!!!!!!!
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]