Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FICHA LIMPA AGORA É CONSTITUCIONAL

FICHA LIMPA AGORA É CONSTITUCIONAL

17/02/2012

Para a diretora da Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa estamos caminhando para um Brasil novo.

Escrito por: Clara Bisquola - Imprensa CNTSS

 

A  Ficha Limpa agora é constitucional. Por 7 votos a 4, os ministros do STF decidiram ontem (16)  que as regras já valem para as eleições municipais de outubro deste ano. Segundo a lei, políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargos para fugir da cassação ficam proibidos de concorrer a cargos eletivos por oito anos. Essa vitória de todo povo brasileiro mostra mais uma vez que a força dos movimentos sociais traz resultados .

A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização popular  de  milhões de brasileiros  e brasileiras e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos nós!

O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros.
O MCCE  (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) , a ABRACCI  (Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade) e cidadãos de todo o país acompanharam a votação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado e, no dia 4 de junho de 2010, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Complementar nº. 135/2010, que prevê a lei da Ficha Limpa.

Para a  diretora da Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa esse momento  resignifica o movimento e a mobilização social . “ A nossa lição com essa vitória é que quando temos foco de forma propositiva conseguimos mudar a nossa realidade. Quando começamos recebemos muitas críticas e tivemos que acreditar e ir em frente. Estamos apreendendo a focar nossas lutas pela política pública e não na pessoa pública.

Segundo ela, o movimento está escrevendo um projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política. “Já estamos recolhendo as assinaturas. Um dos pilares que vem sendo debatido exaustivamente é o Financiamento público para as campanhas. Estamos cansados de ver o financiamento privado  sendo uma porta aberta para a corrupção, cobrando  a fatura após  a eleição. Acreditamos que um novo Brasil é possível”.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]