Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL SUGERE SUSPENSÃO DA ELEIÇÃO PARA O PLENO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

Procuradoria da República no Distrito Federal sugere suspensão da eleição para o Pleno do Conselho Nacional de Saúde

04/12/2015

Medida se deu a partir de Representação impetrada pela CNTSS/CUT

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

A Procuradoria da República no Distrito Federal – Ministério Público Federal notificou na quinta-feira, 03/12, a presidenta do CNS – Conselho Nacional da Saúde, Maria do Socorro de Souza, para que suspenda o processo eleitoral voltado à composição do Pleno da referida entidade para o triênio 2015/2018. A Recomendação ocorreu em virtude da Representação impetrada em 11/11 pela CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de seu presidente, Sandro Cezar, através do Escritório de Advocacia Cezar Britto.

 

A Procuradoria recomenda, inclusive, que seja suspensa a nomeação, posse e exercício previstos para o dia 16 de dezembro deste ano. No documento consta o prazo de três dias para que “seja esclarecida as razões da preterição das entidades nacionais de profissionais de saúde (fiscalizados) na composição paritária de 25%”. Fica, desta forma, vedado o fim do processo eleitoral até que o Ministério Público Federal analise as informações que deverão ser encaminhadas pelo CNS.

 

Foram considerados os questionamentos feitos pela CNTSS/CUT quando da Representação. A Confederação colocou em xeque os procedimentos pertinentes ao pleito por considerar que havia “gravíssimas irregularidades insanáveis”. A medida previa preservar os direitos dos profissionais de saúde para que não fossem prejudicados com a inclusão de membros dos conselhos de fiscalização profissional como seus representantes no Pleno do Conselho Nacional de Saúde.

 

De acordo com o regimento interno do Conselho, a distribuição das vagas é paritária, com 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores de serviços e gestores, a fim de assegurar o equilíbrio entre as representações. Cita a Recomendação que foram habilitados e eleitos neste percentual destinado aos profissionais da saúde “fiscalizados”, os conselhos de fiscalização profissional (fiscalizadores). Considerando que os conselhos de fiscalização da profissão têm a natureza jurídica de autarquia pública federal, e, portanto, não podem ser representantes dos profissionais de saúde (relação fiscalizador / fiscalizado).

 

A Procuradoria finaliza sua argumentação “considerando que, da forma como se desenha a iminente composição nesses termos, haverá preterição dos profissionais de saúde (fiscalizados) na legítima composição do Pleno do Conselho, frustrando-se a proporcionalidade e a democracia do órgão de controle social”.

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e veja a íntegra da Representação impetrada pela CNTSS/CUT:

 

 

Veja também: CNTSS/CUT questiona juridicamente a representatividade do Conselho de Fiscalização Profissional dentro do Conselho Nacional de Saúde

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]