Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT É REELEITA PARA COMPOR CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

CNTSS/CUT é reeleita para compor Conselho Deliberativo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

03/05/2016

XIX Plenária Nacional do FNDC, realizada de 21 a 23 de abril, em São Paulo, também definiu nova Coordenação Executiva e Conselho Fiscal e aprovou Plano de Ação

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT e FNDC

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social foi reeleita para compor o Conselho Deliberativo do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação para o biênio de 2016 a 2018. A indicação aconteceu durante a XIX Plenária Nacional do FNDC. Realizada de 21 a 23 de abril, em São Paulo, a Plenária, considerada a de maior participação desde a formação do Fórum há 25 anos, reuniu 128 pessoas, entre delegados e observadores, que puderam também escolher a nova Coordenação Executiva e o Conselho Fiscal do Fórum.

 

O FNDC passa a ter como coordenadora geral a jornalista Renata Mielli, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que até então ocupava a função de secretária Geral da entidade, em substituição à Rosane Bertotti, ex-secretária nacional de Comunicação e atual secretária de Formação da CUT – Central Única dos Trabalhadores.  O processo eleitoral demonstrou unidade ao ratificar a condução de Chapa única para disputar o pleito. No sábado, 23/04, os delegados confirmaram esta escolha. A Plenária permitiu ainda a realização de análise de conjuntura tendo como ponto central a mídia, a troca de experiências entre os Comitês Estaduais e a aprovação do Plano de Ação (a íntegra do Plano de Ação será divulgada posteriormente pelo FNDC através do site www.fndc.org.br).

 

A atual crise política promovida pelos partidos de oposição, setores reacionários da sociedade e a grande mídia foi destaque em todos os momentos da programação da Plenária. Por unanimidade os participantes rechaçaram o golpe em andamento que prevê o afastamento da presidenta Dilma Rousseff. O Plano de Ação aprovado pelos delegados no sábado, 23/04, seguiu o tom das discussões e focou o combate ao golpe e a democratização da comunicação.

 

A proposta imediata é que as entidades que compõem o Fórum se mantenham unidas aos demais setores sociais que também lutam contra o golpe. Foi definido como primeiro momento de articulação a realização de um “Dia Nacional de Luta Contra o Golpismo Midiático” previsto para 05 de maio. O tema central definido foi “Monopólio é Golpe” e será feito em parceria com a Frente Brasil Popular. O Plano de Ação contempla, ainda, a luta pela democratização da comunicação, sobre internet, banda larga, comunicação pública e radiodifusão comunitária.

 

Coordenação assume em momento de crise política no país

 

Rosane Bertotti, que a partir de agora deixa a estrutura do FNDC, diz que sai com o sentimento de alegria. Sente felicidade porque cada companheiro contribuiu com a democratização da comunicação e a construção do FNDC a partir de suas habilidades. Para ela, a grande riqueza dos dois últimos mandatos foi ter na Executiva esta diversidade que permitia que cada um contribuísse com a elaboração, coordenação, execução e articulação deste importante processo de consolidação do Fórum e de suas lutas na sociedade. Esta disposição pôde ser observada na riqueza e o sucesso da XIX Plenária com uma representação tão importante.

 

“Quero agradecer carinhosamente a cada um. Aprendi muito. Aprendi a olhar de jeito diferente, dialogar de jeito diferente. A gente sabe o que é ter na luta amigo e companheiro de história. Muitas vezes partilhamos a luta, sonhos, corações, vida e família. Quero agradecer por tudo que construímos juntos. A luta pela democratização da comunicação corre no meu coração e no meu sangue. Independente onde estiver, vou levar o nosso aprendizado, a nossa história e a nossa luta. Sempre serei uma a mais na luta pela democratização da comunicação. Desejo sucesso a todos que assumiram agora. Sei que este período da vida política nacional está sendo muito difícil, “ conclui Bertotti.

 

Clique aqui e veja a íntegra da fala de Rosane Bertotti

 

Renata Mielli deu início a sua fala fazendo uma homenagem a Rosane Bertotti. A postura de generosidade, solidariedade e disponibilidade presentes na prática de Bertotti garantiu a construção coletiva da unidade no FNDC. Estes ensinamentos serão utilizados para trazer mais gente para a luta pela democratização da comunicação. O Brasil vive um momento difícil e a luta pela democratização é central para que se possa denunciar para o mundo o que está sendo vivido aqui. Ela acredita que a luta deve ser cotidiana na denúncia do golpe através dos instrumentos de comunicação, do fortalecimento da mídia alternativa, fortalecimentos da comunicação pública, da denúncia da mídia golpista, da resistência a projetos que querem tirar os direitos conquistados.

 

“Temos que nos organizar junto com os milhares de companheiros que estão nas ruas seja de forma espontânea ou articulada para defender o bem maior que nossa sociedade construiu no último período, que é a democracia. É dentro deste contexto de unidade que vamos trilhar. Ele não esconde divergências e nem minimiza polêmicas. Nossos inimigos não estão aqui, estão lá fora dando um golpe na democracia. Nossos inimigos são os radiodifusores, é o capital privado que atua nas telecomunicações, é o monopólio. Vamos para a ruas em nossos Estados para fortalecer os nossos Comitês. Assim poderemos ampliar o movimento para barrar o golpe. Para garantir que teremos no futuro uma mídia mais plural e diversa para que possamos contribuir com a consolidação da democracia. Não vai ter golpe, ” afirma Mielli.

 

Clique aqui e veja a íntegra da fala de Renata Mielli

 

 

Coordenação e os Conselhos Eleitos:

 

Coordenação Executiva: Além do Barão de Itararé, passaram a compor a INTERVOZES - Coletivo Brasil de Comunicação Social (Bia Barbosa, secretária geral), Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ (Elizabeth Costa, secretária de Comunicação), Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão - FITERT (José Antônio, secretário de Políticas Públicas), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino - CONTEE (Cristina Castro, secretária de Formação), Central Única dos Trabalhadores - CUT (Roni Anderson, secretário de Organização), e a Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais - ABEPEC (Israel do Vale, secretário de Finanças). 

 

Conselho Deliberativo: composto pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP),  Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (FITRATELP), Clube de Engenharia do Brasil, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO), Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática  (FENADADOS), Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), União Nacional dos Estudantes (UNE), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), e os comitês pela Democratização da Comunicação de Alagoas,  Pará, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná.

 

Conselho Fiscal: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), Comitê pela Democratização da Comunicação da Bahia, Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) e a União Brasileira de Mulheres (UBM). As duas últimas são suplentes.

 

 

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT com informações do FNDC

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]