Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT E ISP REALIZAM SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SETOR DE SAÚDE

CNTSS/CUT e ISP realizam Seminário Nacional sobre setor de Saúde

20/06/2016

Evento, que acontece em 21 e 22/06, reunirá lideranças sindicais e entidades nacionais dos trabalhadores para discutir e planejar ações contra o ingresso do capital internacional no setor de saúde

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e a ISP – Internacional de Serviços Públicos realizam nesta terça e quarta-feira, 21 e 22 de junho, o Seminário Nacional Setor Saúde. O evento, que acontece no Centro de Formação do SINDSESP, situado à rua Barão de Itapetininga, 163 – 2º andar, reunirá lideranças de vários estados representando entidades nacionais como CNTS, FNE, FASUBRA, entre outras. O Seminário conta com apoio da UNISON – Internacional Development Fund.

 

A proposta de programação prevê que no primeiro dia os participantes iniciem os trabalhos a partir da palestra sobre “O Ingresso do capital privado no setor de saúde no Brasil: um balanço inicial do que vem ocorrendo e perspectivas de regulamentação. Conjuntura em Saúde no Brasil”. O tema será trabalhado pelo ex-ministro da saúde, Arthur Chioro.

 

Neste dia também será realizado um grupo de trabalho sobre “Propriedade Intelectual da REBRIP”, sob a coordenação de Pedro Villardi, da ABIA/REBRIP. Na sequência, será apresentado por Gabriel Casnatti, ISP Brasil, um Mapa do ingresso do capital privado na Saúde no Brasil. O dia de trabalho termina com a apresentação de campanhas pelo direito à saúde, sob a coordenação de Alessandra Nilo (GESTOS).

 

O segundo dia tem início com uma mesa de debates que discutirá o tema “A nova realidade do Sistema de Saúde no Brasil e possíveis ataques aos direitos sindicais: como fortalecer os sindicatos”. Este trabalho será coordenado pela secretária geral da CNTSS/CUT, Célia Regina Costa, e contará com a contribuição das entidades nacionais dos trabalhadores em saúde.

 

As lideranças presentes ainda discutirão sobre o tema “Propostas de trabalho sobre como fortalecer o sindicalismo da saúde no Brasil: boas práticas e plano para 2016”.  Haverá um momento reservado para a realização de reunião dos trabalhadores da AMIL/United Health.

 

Clique sobre a imagem e tenha veja a íntegra do depoimento

 

Célia Regina Costa esclarece que este encontro é um desdobramento do Seminário que foi realizado em Porte Alegre, em dezembro de 2015, sobre a entrada do capital internacional na compra de vários equipamentos de saúde no brasil. A proposta agora é ampliar esta Frente de luta com a participação de outras entidades nacionais representativas dos trabalhadores. A Confederação tem uma base significativa dos trabalhadores do setor privado e decidiu ampliar este debate.

 

“Temos que organizar os trabalhadores da saúde, principalmente do setor privado, e fortalecer nossos sindicatos para nos prepararmos para o que está por acontecer nas relações de trabalho, como retirada de direitos e extinção de postos de serviço. É preciso estar atentos sobre como o capital internacional vai reorganizar o sistema de saúde do setor privado. O Seminário será um momento importante para que possamos sair no dia 22 com ações mais concretas para enfrentar o capital Internacional.  Hoje, em nosso país, ele representa 60% das unidades que prestam serviços ao SUS”, afirma a secretária geral da CNTSS/CUT.

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]