Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NOTA DA CONTAC/CUT SOBRE A OPERAÇÃO CARNE FRACA

Nota da CONTAC/CUT sobre a operação Carne Fraca

21/03/2017

Seguiremos intensificando a nossa luta contra qualquer retirada de direitos da classe trabalhadora e estaremos de olho na fiscalização do setor

Escrito por: CONTAC/CUT

 

A operação Carne Fraca da Polícia Federal, que circula na imprensa brasileira, é mais uma conta que os trabalhadores vão pagar. Isso nos faz lembrar a situação que envolveu os trabalhadores da construção civil no passado, que tiveram que pagar com os seus empregos diante dos escândalos provocados pelas empreiteiras.

 

É importante lembrar que o setor da carne emprega milhares de trabalhadores no Brasil. Na BRF são 110 mil trabalhadores, na JBS são 130 mil e, somando todos os frigoríficos no país, chega a um milhão o número de trabalhadores que atuam na área.

 

No setor da alimentação, 80% destes trabalhadores estão na base da Confederação Nacional Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação da CUT (CONTAC/CUT). Neste sentido, temos grande preocupação com o emprego dos trabalhadores.

 

Nesta operação também nos deparamos com o grave problema na divulgação dos órgãos de imprensa brasileira que, sem apuração adequada ou aliada a interesses específicos, segue divulgando os resultados da operação sem qualquer aprofundamento e responsabilidade, o que coloca em risco o emprego dos trabalhadores.

 

Então, temos um cenário em que os consumidores recebem informações descuidadas e, por trás disso tudo, ainda existem os interesses internos e internacionais que interferem na economia brasileira. Este problema surge no momento em que aparece a salmonela na produção de carnes dos EUA.

 

Diante deste caso, somos a favor das investigações e os culpados devem ser punidos, não importa a função que tenham. E aqui aproveitamos para alertar os brasileiros e as brasileiras que é muito importante observar os interesses internacionais no mercado de carne mundial, já que o Brasil é o campeão mundial de exportação de carne bovina e o segundo produtor de carne avícola.

 

Por isso, seguiremos intensificando a nossa luta contra qualquer retirada de direitos da classe trabalhadora e estaremos de olho na fiscalização do setor, na qualidade dos alimentos, na saúde pública, na estrutura que é oferecida, nos interesses do governo golpista que hoje atua no Brasil.

 

Brasília, 18 de março de 2017.

 

Siderlei de Oliveira

Presidente da Contac-CUT

 

 

 

Clique sobre esta linha e veja o depoimento

 

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

Copyright @ CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócio | 24.062.754 - Representados
CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP | Telefone (0xx11) 2108 9200 - Fax (0xx11) 2108 9310
CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF | Telefone: (0xx61) 3322 5062 e (0xx61) 3322-5060