Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT É ELEITA PARA ASSUMIR A 1ª COORDENAÇÃO DO FÓRUM NACIONAL DE ENFERMAGEM – 30 HORAS JÁ!

CNTSS/CUT é eleita para assumir a 1ª Coordenação do Fórum Nacional de Enfermagem – 30 horas já!

12/07/2019

Nova direção foi escolhida para o período de 2019/2021; a aprovação do PL 2295/2000, das 30 horas para enfermagem, permanece como pauta de destaque para a categoria

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social foi eleita para compor a 1ª Coordenação do Fórum Nacional de Enfermagem – 30 horas já!. A eleição, que ocorreu durante a reunião do Fórum, realizada em Brasília, entre os dias 09 e 10 de julho, definiu a nova direção para o período de 2019/2021. Foi estabelecido entre os participantes que o COFEN – Conselho Federal de Enfermagem se mantém na coordenação geral por mais este período. A enfermagem é uma categoria que possui mais de dois milhões de trabalhadores e a de maior número na área de saúde.

 

A CNTSS/CUT está entre as entidades pioneiras na defesa das 30 horas semanais para os trabalhadores da enfermagem. É de sua iniciativa a “Campanha 30 horas é o limite – mais emprego, mais saúde para todos”. Desde 1996, a Confederação, por meio de sindicatos e federações filiados, tem procurado sensibilizar a sociedade e autoridades sobre tema. O Fórum Nacional da Enfermagem é resultado da luta dos trabalhadores e suas entidades para conquistar a valorização destes profissionais a partir da articulação e mobilização em favor das pautas de interesse da categoria, que possui importante papel dentro das estruturas de saúde nas esferas pública e privada.

 

A enfermagem é uma atividade vital para a saúde da população e tem um papel importante na expansão e consolidação do SUS – Sistema Único de Saúde como um sistema público e universal. São trabalhadores que desenvolvem a maioria das ações de assistência, prevenção, educação e acompanhamento em saúde. Além da aprovação das 30 horas semanais de trabalho, o setor da enfermagem acompanha outros Projetos no Congresso e que são importantes para a categoria. Entre eles, a questão do piso salarial nacional, aposentadoria especial e ensino à distância – EAD. A defesa do SUS – Sistema Único de Saúde é outro destaque da luta permanente da enfermagem.

 

Também fez parte da pauta da reunião que definiu a nova coordenação a avaliação do “Ato Nacional de Valorização e Lutas da Enfermagem”, realizado em 17 de maio, em Belo Horizonte (MG). Foi consenso entre as lideranças dos trabalhadores que a mobilização nacional na cidade mineira teve uma participação bem expressiva e foi um momento importante que deve ser replicado em mais atos e mobilizações por todo o Brasil a partir da criação de um calendário específico com esta finalidade.

 

 

A CNTSS/CUT auxiliou no processo de organização do ato em Belo Horizonte. As atividades do dia tiveram início às 9 horas com a concentração das diversas caravanas de trabalhadores. Logo após foi dado início a uma passeata que percorreu diversas ruas e cujo destino foi a sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A partir das 15h00, uma Audiência Pública passou a discutir os temas do dia nacional de valorização e as demais pautas da enfermagem, com destaque ao PL nº 2.295/2000. O debate foi realizado na Comissão de Saúde da Assembleia.

 

A coordenação do Fórum pretende intensificar as articulações no Congresso Nacional, em especial sobre a pauta que diz respeito ao PL 2295/2000, que dispõe sobre a regularização da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem em 30 horas semanais. Também fazem parte do Fórum Nacional de Enfermagem a CNTS – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, a FNE - Federação Nacional dos Enfermeiros, a ABEN - Associação Brasileira de Enfermagem, a ANATEN – Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, e a ENEENF - Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem

 

Ato em Belo Horizonte - maio de 2019

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br