Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT E DEMAIS CENTRAIS FARÃO PROTESTO CONTRA BOLSONARO NA SEGUNDA (3), EM SÃO PAULO

CUT e demais centrais farão protesto contra Bolsonaro na segunda (3), em São Paulo

30/01/2020

Manifestação será em frente à Fiesp, durante almoço de Bolsonaro com Skaf, e terá como pauta a luta por empregos, contra os ataques à democracia, aos direitos dos trabalhadores e contra o desmonte do

Escrito por: CUT

 

A CUT e as demais centrais sindicais vão fazer uma manifestação na Avenida Paulista, na próxima segunda-feira (3), data em que Jair Bolsonaro participará de um almoço com os líderes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a convite do presidente da entidade Paulo Skaf.

 

O motivo principal do protesto, que terá início às 9h da manhã no vão livre do Masp e ato político em frente ao prédio da entidade a partir do meio-dia, é a política de desmonte do Estado brasileiro promovida pela dupla Bolsonaro e Paulo Guedes, ministro da Economia e as altas taxas de desemprego que vêm sendo registradas no país.

 

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, reforça que o povo brasileiro tem motivo de sobra para ir às ruas. “O Brasil tem hoje quase 13 milhões de desempregados e o grande responsável é o governo Bolsonaro que, com sua falta de projeto de desenvolvimento, promove a volta da pobreza e a exclusão social”.

 

De acordo com o dirigente, mesmo quando o governo comemora dados positivos, as notícias nem sempre são boas para a classe trabalhadora. Um exemplo disso foram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na semana passada, que mostram crescimento de vagas formais de trabalho. O que o governo não disse é que mais de cem mil vagas foram de trabalho precário, com baixa remuneração.

 

SAIBA MAIS

Governo divulga aumento de emprego precário como se fosse notícia boa

 

Sérgio também alerta que a democracia e o movimento sindical vêm sendo atacados de forma sistemática pelo governo que quer  enfraquecer a luta da sociedade e dos trabalhadores e trabalhadoras por liberdade, melhores condições de vida e emprego decente.  

 

Contra a desindustrialização

 

Sérgio Nobre afirma que a política de Bolsonaro “está destruindo a indústria brasileira e é uma grande contradição de Paulo Skaf receber Bolsonaro porque não há ninguém mais anti-indústria do que a dupla Bolsonaro/Guedes”.

 

Ele lembra que até ex-presidentes da Fiesp, como Horácio Lafer Piva, Pedro Passos e Pedro Wongtschowski, diante da falta investimento do Estado no setor industrial, já se posicionaram criticando a posição partidária de Skaf.

 

“Paulo Skaf há muito tempo deixou de ser um líder sindical empresarial e partidarizou a Fiesp. A entidade não tem mais nenhuma pauta em favor da retomada do setor industrial do Brasil. Os próprios ex-presidentes dizem que a Fiesp virou um aparelho do Paulo Skaf para suas pretensões políticas”, diz Sérgio Nobre.

 

“Bem ou mal, a Fiesp sempre negociou com os trabalhadores e hoje não negocia mais porque está se alinhando a esse governo fascista, de extrema direita, que desindustrializa o país, e isso é grave”, critica Sérgio Nobre que cita os casos da Ford, que fechou sua fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo, e da Embraer, vendida para a norte-americana Boeing.

 

Vamos protestar contra a presença de Bolsonaro com sua política na Fiesp porque a entidade  é simbólica para São Paulo, um estado industrial que sofre com os altos índices de desemprego.- Sérgio Nobre

 

Protesto também será contra a entrega de estatais e pela retomada do crescimento econômico com geração de emprego e renda

 

Ao contrário do que a mídia tradicional divulga sobre retomada da economia, a realidade nas ruas é outra, aponta Sérgio Nobre. “Claramente não há crescimento. O que estamos vendo é a substituição de empregos que antes protegiam os trabalhadores, que tinham carteira assinada, por empregos do tipo Uber, em que as jornadas são extenuantes, sem direitos e sem garantias”, diz.

 

De acordo com o dirigente, o Brasil só poderá se desenvolver se houver investimento por parte do Estado não como a destruição de serviços públicos e com a entrega de estatais como a Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Federal, empresas que exercem papel de indutoras do desenvolvimento econômico e social.

 

“O Brasil nunca cresceu por investimentos da iniciativa privada. Nos últimos anos, até o golpe de 2016, todos os indicadores econômicos e sociais mostravam que os investimentos sociais e em estatais é que alavancavam a economia. Já Bolsonaro, tudo o que ele faz é destruir as estatais, como já fez com a Embraer, entregando a empresa aos americanos e como quer fazer agora com a Petrobras, Caixa e Banco do Brasil”, afirma o presidente da CUT.

 

“Nós, o povo brasileiro, temos que defender nossas estatais, eles querem entregar o Banco do Brasil e a Caixa Federal que são instrumentos de desenvolvimento do nosso país. Se ele levar a cabo essa intenção, a possibilidade de o Brasil se desenvolver é zero”. Sérgio reforça que a defesa das estatais também é pauta do protesto da próxima segunda-feira.

 

SAIBA MAIS

Saiba como e por que a privatização dos bancos públicos prejudica a sua vida

 

Agenda de luta continua

 

O dia 14 de fevereiro será marcado por atos em frente a agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil com o intuito de denunciar o desmonte do sistema previdenciário que tem dificultado o acesso aos benefícios. Os atos serão feitos com panfletagens e diálogo com a população com o alerta de que a situação de precariedade no INSS pode se espalhar a outros setores públicos.

 

A ação nas agências do INSS denunciará também a militarização do serviço público prevista em decreto do vice-presidente Hamilton Mourão, que permite o uso indiscriminado de militares em todos os setores públicos.

 

Atos também serão realizados em 8 de março – Dia Internacional da Mulher e em 18 de março - Dia Nacional de Mobilização e Luta em defesa do emprego, dos direitos, dos serviços públicos, da educação e da saúde.

 

No dia 1° de Maio, a exemplo de 2019, as centrais farão atos unificados por todo o país na celebração do Dia do Trabalhador.

 

 

André Accarini

 

 

https://www.cut.org.br/noticias/cut-e-demais-centrais-farao-protesto-contra-bolsonaro-na-segunda-3-em-sao-paulo-3709

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]