Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT DIVULGA NOTA DE PESAR PELA MORTE DO COMPANHEIRO JOÃO FELÍCIO

CNTSS/CUT divulga nota de pesar pela morte do companheiro João Felício

19/03/2020

Falecimento de João Felício na madrugada desta quinta-feira, 19/03, é motivo de grande tristeza. Felício sempre teve sua história entrelaçada com a luta dos trabalhadores

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

É com imenso pesar e muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do companheiro João Felício, ex-presidente nacional da CUT – Central Única dos Trabalhadores, da APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo e da CSI - Confederação Sindical Internacional, na madrugada desta quinta-feira, 19 de março de 2020. Felício dedicou sua vida à luta em defesa da classe trabalhadora. Construiu sua carreira como liderança sindical na área que mais gostava, a Educação. Felício também exerceu por muitos anos a profissão de educador, carreira que amava incondicionalmente.

 

Sua trajetória de liderança sindical teve início nos anos de 1970. Participou de greves importantes durante e depois da ditadura militar. Contribui, já na década de 1980, com as formações da CUT e do PT – Partido dos Trabalhadores. Atuou de forma importante no processo de integração da APEOESP à Central. No campo político, representou os trabalhadores na eleição de 1990, o que lhe garantiu a vaga de primeiro suplente do senador Eduardo Suplicy (PT/SP). Nesta mesma década foi conduzido pela terceira vez a presidência do Sindicato da categoria e passou a exercer cargos na Direção Executiva Nacional da CUT e no Diretório Nacional do PT.

 

No início do novo século, ainda no ano 2000, tornou-se presidente nacional da CUT. Na sequência, foi chamado pelo ex-presidente Lula para ocupar um cargo em seu governo. Retomou seus trabalhos na CUT Nacional em 2005, quando assumiu a presidência, e depois disto foi ocupando sucessivamente funções que desempenhava sempre com muito orgulho e dedicação em nome da classe trabalhadora. Neste meio tempo foi acometido por uma doença grave que lhe acompanhou nestes últimos tempos. A mesma ação combativa que tinha na vida política foi reproduzida neste período em que teve que lugar contra a doença e por sua saúde.

 

As muitas lembranças de João Felício na luta em defesa dos interesses dos trabalhadores e pela construção de uma CUT combativa e aguerrida pode ser simbolizada na sua participação no último Congresso Nacional da CUT, realizado na Praia Grande, em 2019. Felício esteve presente todos os dias e atuou intensamente em todas as discussões realizadas. Sem dúvida, João Felício fará muita falta aos seus familiares, seus companheiros de luta, ao movimento sindical e a toda luta de emancipação do homem e da classe trabalhadora. Vá em paz, Felício. Você sempre estará presente.

 

 

Sandro Alex de Oliveira Cezar, presidente da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br