Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT E MAIS 19 ENTIDADES NACIONAIS DE SAÚDE ASSINAM NOTA REPUDIANDO O PRONUNCIAMENTO DE BOLSONARO SOBRE CORONAVÍRUS

CNTSS/CUT e mais 19 entidades nacionais de saúde assinam nota repudiando o pronunciamento de Bolsonaro sobre coronavírus

25/03/2020

É consenso entre as entidades que o pronunciamento prejudica o trabalho científico realizado no combate ao Covid-19 e põe em risco a população e os trabalhadores que hoje lutam contra o vírus

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social assinou, em conjunto com outras 19 entidades nacionais representativas dos trabalhadores e de entidades de saúde coletiva e da bioética, Nota de repúdio ao pronunciamento feito pelo presidente Bolsonaro na noite da terça-feira, 24 de março, em cadeia nacional de Rádio e Televisão, desqualificando as ações realizadas no combate à pandemia do coronavírus.

 

Com o título “Bolsonaro, inimigo da saúde do povo”, a nota é contundente em considerar “intolerável e irresponsável o discurso de morte” de Bolsonaro que vai contra as estratégias da OMS – Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde Estaduais, que hoje preconizam a necessidade inequívoca da manutenção da estratégia de isolamento domiciliar da população com a finalidade de evitar a proliferação do Coronavírus (Covid-19).

 

O texto é bem claro em considerar a manifestação de Bolsonaro como uma atitude “criminosa” ao negar categoricamente todas as evidências científicas que estão atualmente pautando as ações de combate à pandemia de Coronavírus em todo o planeta. Uma atitude que não só desvaloriza todo o trabalho sério e científico realizado por profissionais em todo o país, mas coloca em risco a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, seus familiares e toda a população brasileira que está vulnerável a contrair o vírus.

 

O texto ainda atenta para o fato de que o presidente incorreu em crime com seu descabido pronunciamento. “Além disso, Bolsonaro comete o crime de “infração de medida sanitária preventiva”, a ser enquadrado no Art. 268 do Código Penal Brasileiro, ao desrespeitar “determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, apresenta a nota. Para finalizar, o documento sentencia que “as instituições da República precisam reagir e parar a irresponsabilidade do ocupante da cadeira de presidente antes que o caos se torne irreversível”.

 

Ainda na data de hoje, quarta-feira, 25 de março, a CNTSS/CUT divulgou uma nota própria também repudiando a ato “lastimável e impensável” de Bolsonaro. A Confederação entende que a medida tomada pelo presidente em nada contribuiu com o momento de crise que o país e o mundo vivem de combate ao vírus. Pelo contrário, o pronunciamento feito na noite de ontem coloca em risco todos os esforços que vem sendo feitos no país e pode causar a morte de trabalhadores e pacientes.

 

A Confederação também reitera em sua nota a necessidade de que governos e a iniciativa privada invistam em infraestrutura, insumos e EPIs – Equipamento de Proteção Individual para que os trabalhadores tenham asseguradas as suas vidas e possam atender de forma ainda mais adequada os usuários dos sistemas público e privado de saúde na procura da cura desta doença. “O mundo hoje luta pela preservação da vida e o Brasil não pode atuar contrariamente a esta premissa primordial e civilizatória,” afirma a nota da CNTSS/CUT.

 

Clique aqui e veja a íntegra da nota das entidades

Clique aqui e veja a íntegra da nota da CNTSS/CUT

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]