Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CAMPANHA "EU SOU O SUS": VÍDEO DO SINTSPREV MA PEDE SEGURANÇA PARA OS TRABALHADORES E MAIS RECURSOS PARA A SAÚDE

Campanha "Eu sou o SUS": vídeo do Sintsprev MA pede segurança para os trabalhadores e mais recursos para a saúde

09/06/2020

Campanha da CNTSS/CUT quer dialogar com a sociedade sobre a face humana do SUS e a necessidade de valorização dos trabalhadores e dos serviços públicos; entidade também pede a revogação da EC 95

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

O Sintsprev MA – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência do Maranhão divulgou recentemente sua primeira produção realizada com os trabalhadores da saúde tendo como foco a “Campanha Eu Sou o SUS”, projeto idealizado pela CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social em parceria com suas entidades filiadas. O material disponibilizado pelo Sindicato trata-se do vídeo “Sintsprev MA em defesa do SUS e na luta contra o Covid-19”, que contém imagens destes profissionais em seus locais de trabalho. Uma peça de comunicação clara, objetiva e voltada ao diálogo direito com a sociedade.

 

O vídeo de curta duração apresenta uma mensagem direta destacando que a dura realidade da pandemia demonstrou a necessidade de que os países tenham sistemas de saúde eficazes para atendimento de suas populações. No caso brasileiro, como tem sido consenso na sociedade, a existência do SUS – Sistema Único de Saúde e de seus trabalhadores tem feito a diferença para salvar vidas. Sem eles, os efeitos da pandemia seriam ainda mais drásticos e cruéis. Mas ter o sistema e seus trabalhadores não significa que a luta está sendo equilibrada e segura para os trabalhadores.

 

Os números de profissionais infectados e os casos de óbito são altos e aumentam a cada dia em todo o país. No Maranhão, os dados oficiais da Secretaria de Saúde do Estado falam em 1.430 casos confirmados, 1.293 recuperados e 21 óbitos. A Campanha “Eu sou o SUS” quer mostrar que o sistema é mantido por trabalhadores e que estes profissionais, que na proposta mostram seus rostos e seus locais de trabalho em vídeo ou foto, precisam ser valorizados, respeitados e ter suas vidas, de seus familiares e de seus pacientes preservadas.

 

Clique aqui e veja o vídeo:

 

O vídeo do Sintsprev MA passa esta mensagem, ao mesmo tempo em que discorre sobre a realidade observando que o Brasil hoje vive uma situação impensável no cenário mundial, por ter que lidar com “um governo desequilibrado e fascista”. Por fim, convida a todos que contribuam para proteger a vida dos profissionais e de todos os cidadãos a partir dos seguintes chamamentos: “Por condições dignas de trabalho. Em defesa dos servidores e serviços públicos. Pelas vidas dos profissionais da saúde. Pela revogação da Emenda Constitucional nº 95. Na luta por todos. Eu sou o SUS.”

 

Campanha Eu sou o SUS

 

A Campanha “Eu sou o SUS”, desenvolvida pela CNTSS/CUT e lançada em 12 de maio, foi criada para dialogar com a sociedade sobre a importância destes trabalhadores e do SUS – Sistema Único de Saúde e a necessidade das suas valorizações e defesa. A dura realidade dos profissionais das diversas categorias que compõem a área da saúde, assim como os demais trabalhadores essenciais, tem sido ainda mais cruel neste período de combate à expansão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

Por todo o país, estes trabalhadores estão desempenhando suas funções e salvando vidas em condições extremamente precárias, o que tem levado a que um número grande destes trabalhadores seja infectado e muitos deles vindo a óbito. Os servidores e os serviços públicos tão violentamente desprezados pelas políticas neoliberais de governos que chegaram ao poder a partir do golpe de 2016 hoje são vistos pela sociedade como fundamentais para dar suporte neste momento da pandemia.

 

As políticas de Seguridade Social, que compreendem as áreas da Saúde, Assistência e Previdência Social, também vilipendiadas nestes momentos pós-golpe, são indispensáveis para preservação das condições de vida dos cidadãos, principalmente os mais vulnerabilizados economicamente, seja por garantir programas e ações de atendimento social, seja por medidas de transferência de renda. É preciso, neste sentido, que haja um esforço de toda a sociedade para que seja revogada o mais rápido possível a Emenda Constitucional nº 95, do teto de gastos, para que voltem a ser investidos recursos condizentes com as necessidades das áreas sociais, principalmente saúde, educação e segurança.

 

Leia também:

 

CNTSS/CUT lança campanha “Eu sou o SUS” com foco na valorização e no respeito aos trabalhadores da saúde

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]