Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CONFIRA A LIVE DA CNTSS/CUT SOBRE FILA ÚNICA DE UTI REALIZADA COM ALEXANDRE PADILHA E LEONARDO MATTOS

Confira a live da CNTSS/CUT sobre Fila Única de UTI realizada com Alexandre Padilha e Leonardo Mattos

26/06/2020

O tema “A importância da Fila Única dos leitos de UTI em tempos de Pandemia foi ao ar na quinta-feira, 30 de junho, pelo canal do facebook da Confederação; confira aqui o link para assistir

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

Além de contribuir com a discussão sobre o tema, o presidente da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade, Sandro Alex de Oliveira Cezar, foi mediador do bate papo que teve a colaboração do ex-ministro da Saúde e atual deputado federal, Alexandre Padilha, e o pesquisador do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador da Campanha Leitos Para Todos, Leonardo Mattos. A Confederação tem levado junto às suas entidades e aos espaços sociais o debate sobre a defesa da fila única como forma eficaz de garantir igualdade de atendimento a todo o cidadão neste momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

 

Clique aqui e veja live:

 

O deputado Alexandre Padilha foi o autor do primeiro Projeto de Lei sobre a Fila Única e outros parlamentares também indicaram propostas semelhantes. O caminho apontado pelo projeto do deputado determina que as redes privadas sejam obrigadas a informar como está o quadro de ocupação de seus leitos apresentando os critérios de internação e alta. Na sequência, o ente federado organiza a requisição destes leitos. Os leitos incorporados devem ser regulados pelas Centrais de Regulação que existe nos municípios e estado, uma vez que o Ministério da Saúde não teria condições de realizar isto. É fundamental que este processo possa andar. Países como Itália e Espanha utilizaram leitos privados para uso no sistema público.

 

Leonardo Mattos, um dos coordenadores da Campanha Leito para Todos, falará sobre como está o movimento por todo o país para agregar a participação de entidades na Campanha e os principais objetivos do projeto. A CUT e varias de suas entidades filiadas estão juntas neste projeto que vem sendo capitaneado internamente pela Secretaria de Saúde do Trabalhador. A campanha Leito para todos propõe, entre as várias iniciativas, a utilização, controle e gerenciamento pelo poder público de toda a capacidade hospitalar existente no país de forma emergencial, especialmente leitos de internação e UTI de hospitais privados e planos de saúde, para o tratamento universal e igualitário dos casos graves da COVID-19. Isso deve acontecer de forma articulada ao setor privado, que por sua vez deve cooperar com recursos técnicos e assistenciais para o enfrentamento coletivo da pandemia”.

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br