Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DIRIGENTES DA CNTSS/CUT FARÃO EXPOSIÇÕES DURANTE CONGRESSOS DA REDE BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO EM EMERGÊNCIAS

Dirigentes da CNTSS/CUT farão exposições durante Congressos da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências

04/12/2020

Congressos, que acontecem de 6 a 12 de dezembro, por meio virtual (Zoom), reúne entidades para discutir direitos humanos na atenção às urgências e no acesso hospitalar do SUS em tempos de coronavírus

Escrito por: RBCE

 

 

Com o tema central “Os Direitos Humanos na Atenção às Urgências e no Acesso Hospitalar do SUS em Tempos de Corona vírus: Pacientes e Profissionais no centro da crise e seus papéis na construção do futuro”, será realizado congresso virtual de 6 a 12 de dezembro de 2020, pela plataforma Zoom.

 

O I Congresso Brasileiro de Políticas e Sistemas de Atenção às Urgências e Acesso Hospitalar é uma iniciativa compartilhada por entidades e movimentos que lutam pelo pleno desenvolvimento do SUS. Inicialmente proposto pela Rede Brasileira de Cooperação em Emergências – RBCE, que nos seus 25 anos de existência e de importantes conquistas na concepção e implementação das Políticas e Redes de Atenção às Urgências no processo de consolidação do SUS (www.rbce.com.br), o marco do Congresso  foi ampliado através do diálogo com várias entidades sindicais, movimentos sociais e instituições públicas para  promover uma aliança para a convocatória e alinhamento do programa. Por isso, o Congresso se propõe a ser um espaço de debates políticos e sociais a não apenas um espaço de especialistas nos temas propostos.

 

O centro da reflexão do Congresso gira em torno à proposta de 4 x 4: de estabelecer como meta pública um tempo máximo de permanência nos serviços de urgências de 4 a 8 h, conforme as necessidades dos pacientes  e neste tempo garantir definição de diagnóstico e início de tratamento efetivo. E, para o caso de requerer hospitalização, buscar a oferta de 4 leitos de internação para cada mil habitantes. Esta proposta foi construída ao longo dos anos a partir da análise de necessidades comparativas internacionais e busca garantir a materialidade do direito humano à saúde no País no marco do SUS.

 

O impacto da Pandemia no Brasil tornou visível esta necessidade de garantir os tempos de espera e permanência nos serviços de saúde para todas as patologias, por isso o Congresso também discutirá a proposta de criação de uma Aliança Cidadã pelos Tempos de Espera Clinicamente Aceitáveis, o que implica os tempos para diagnóstico e tratamento das patologias com o objetivo de alcançar o melhor resultado prognóstico, garantindo equidade no acesso aos meios de atendimento e nos resultados clínicos. Queremos um SUS público do tamanho e da qualidade que as respostas às necessidades derivadas do Direito Constitucional à Saúde merecem. Queremos recuperar a Saúde como Direito de Tod@s e Dever do Estado.

 

O Temário deste I Congresso se alia ao marco das mobilizações da 6ª Semana Social Brasileira da CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, como parte das reflexões dos 3 Ts da Economia de Francisco – Mutirão pela Vida: Terra, Teto e Trabalho, onde a atenção à saúde ganha presença em um ‘’Teto’’ que representa o conjunto das Proteções Sociais como Direitos.

 

Nossa intenção é projetar o tema central do Congresso e seus desdobramentos em uma agenda política, social, econômica e acadêmica compartilhada e orientada a enfrentar os problemas que cercam a atenção às urgências, a atenção especializada e o acesso hospitalar no trans e pós Pandemia.

 

Para maiores informações sobre o programa do Congresso e suas atividades preparatórias e de seguimento pós Congresso favor verificar o site www.rbce.com.br, onde também poderão fazer suas inscrições, ver detalhes do programa e obter os links de facebook e youtube para acompanhar as atividades on line ou ver a gravação das atividades realizadas.

 

 

Link direto para o formulário de inscrição: https://forms.gle/4ukPvNrarLsHbFTu5

 

 

Clique aqui e veja a programação preliminar do Congresso:

 

 

Clique aqui e veja a convocátória e entidades parceiras ao Congreso:

 

 

Acompanhes as informações gerais e de programação pelo facebook do Congresso: https://www.facebook.com/RBCE4x4

 

 

 

 

Rafaela De Negri

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]