Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > INSCRIÇÕES ABERTAS: ENTIDADES DA CNTSS/CUT SE REÚNEM NA QUINTA, 08/04, PARA DISCUTIR PARCERIA COM FIOCRUZ SOBRE PESQUISA “TRABALHADORES INVISÍVEIS NA PANDEMIA”

Inscrições abertas: entidades da CNTSS/CUT se reúnem na quinta, 08/04, para discutir parceria com Fiocruz sobre pesquisa “trabalhadores Invisíveis na pandemia”

06/04/2021

Maria Helena Machado, pesquisadora da Fiocruz, apresentará projeto que foca nos trabalhadores de nível médio que dão suporte às equipes de linha de frente da saúde na pandemia e devem ser valorizados

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social convida os dirigentes de seus Sindicatos e Federações para a apresentação, nesta quinta-feira, 08 de abril, das 9h30 às 12h00, por meio da plataforma digital Zoon, do projeto em parceria com a Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz para a realização da pesquisa “Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil”. As lideranças devem se inscrever até a véspera do evento (07/04), por meio do email [email protected]ou por whatsapp (11) 99440-7767, apresentando nome, CPF, e-mail e celular, para que possam receber o link da reunião.

 

O projeto, que será apresentado pela pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz, professora Maria Helena Machado, se origina da pesquisa, em andamento, sobre as “Condições de Trabalho dos profissionais de saúde no contexto da Covid-19 no Brasil”. Como desdobramento do trabalho inicial, a nova pesquisa foca nos trabalhadores de nível médio e auxiliar que exercem suas funções na assistência das equipes que atuam na linha de frente no enfrentamento da pandemia nas redes municipais e estaduais de saúde. É um estudo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, de abrangência nacional, capaz de gerar resultados que permitirão conhecer a realidade brasileira regionalmente.

 

Em entrevista concedida ao site da Fiocruz, a pesquisadora expõe que não tem dúvida de que as informações que serão coletadas no estudo trarão um conjunto de dados importantes e que devem auxiliar na elaboração de propostas em defesa destes trabalhadores que quase sempre têm suas realidades desconhecidas. “Se na pesquisa nacional que fizemos com os trabalhadores de Saúde de nível superior, a gente já sabe que os dados preocupam, numa situação de trabalhadores que já são invisíveis, com imagem pouco clara à sociedade, o cenário deverá ser ainda mais pesado,” menciona Machado.

 

Nesta nova etapa em que a Confederação atua como parceira da Fiocruz serão pesquisados técnicos e auxiliares de enfermagem, de saúde bucal, de radiologia, de análise laboratório, de farmácia e outros, bem como agentes de saúde, maqueiros, condutores de ambulância, recepcionistas, pessoal de segurança, de limpeza e conservação etc. São funções importantes que dão condição para o atendimento dos pacientes e que auxiliam na segurança dos profissionais de saúde. A Fiocruz acredita estar falando num contingente de cerca de 1,5 milhão de trabalhadores. A pesquisa será feita utilizando ferramentas virtuais a partir de um questionário on line disponibilizado na internet em plataforma específica para o estudo. 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]