Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT: “DIA NACIONAL DE LUTAS CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA (PEC Nº 32)” MOBILIZA TRABALHADORES POR TODO PAÍS

CNTSS/CUT: “Dia Nacional de Lutas contra Reforma Administrativa (PEC nº 32)” mobiliza trabalhadores por todo país

29/10/2021

Presidente da Confederação acompanha agenda de lutas em Brasília; entidades filiadas mobilizam lideranças e trabalhadores para denunciar à sociedade a destruição trazida pela PEC

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

 

O Dia Nacional de Lutas contra a PEC nº 32, da Contrarreforma Administrativa, realizado na data em que se comemora o Dia Nacional do Servidor, 28 de outubro, foi um momento de grande destaque na luta dos trabalhadores por seus direitos e em defesa dos serviços e políticas destinadas à população. Por todo o país, incontáveis atos e mobilizações foram realizados em todos os espaços possíveis – ruas, locais de trabalho, aeroportos, Assembleias Legislativas, Câmara Municipais, entre tantos, e o que mais se ouvia era “Cancela a Reforma Já” e “Quem votar, não vai voltar”. Recados muito claros dados aos parlamentares contra a aprovação da PEC nº 32.

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e suas entidades filiadas estivem em todo o país comprometidas com as agendas deste Dia Nacional de Luta. A Confederação tambem marcou presença nos atos realizados em Brasília. Seu presidente, Benedito Augusto de Oliveira, e algumas de suas lideranças estiveram desde o início da manhã nas atividades definidas para o dia. Uma concentração de trabalhadores para um ato político contra a PEC nº32 foi seguida por uma caminhada pelo Planalto Central, reunindo trabalhadores e lideranças vindos de todo o país com cartazes, faixas e gritos de ordem contra a PEC.

 

Clique aqui e assista ao vídeo

 

Durante o ato, Benedito Augusto fez sua fala em nome dos trabalhadores da Seguridade Social reiterando o comprometimento da Confederação e suas entidades nesta luta contra a PEC nº32. Destacou tratar-se de um dos maiores golpes desferidos contra os servidores e o Estado brasileiro. “Estamos vendo um golpe contra os servidores e serviços público. Nós estamos mobilizados nesta luta para que a PEC não passe pelo Plenário. Ela significa o fim do funcionalismo, que será terceirizado e privatizado. Portanto, dizemos “Não!” à PEC 32. No Brasil inteiro estamos unidos nesta luta,” afirma o presidente da CNTSS/CUT.

 

Ainda no final deste dia de lutas, as entidades que representam a “Aliança das Três Esferas da CUT”, formada desde abril último pela CNTSS/CUT, CONFETAM - Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, FENASEPE - Federação Nacional dos Servidores Públicos, CONDSEF - Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal e CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, participaram de uma live chamada pela CUT – Central Única dos Trabalhadores. Todos os representantes reafirmaram a importância da unidade entre as entidades cutistas e comemoraram os resultados do Dia Nacional de Luta, que levou para o país a  resistência dos servidores contra a PEC 32 e pela defesa das políticas e serviços públicos voltados à população.

 

Um problema técnico de sinal de internet impediu o acesso do presidente da CNTSS/CUT a plataforma de acesso a live. Uma das falas de destaque na transmissão ocorreu com a participação do presidente da CUT, Sérgio Nobre, que fez questão de abordar a importância dos serviços públicos para a população e dos servidores para o país. Aponta que sem esta estrutura estatal o desenvolvimento do país fica ainda mais comprometido. “Estamos no pior momento de ataques contra os trabalhadores do serviço público e as estatais. Bolsonaro e Guedes querem a PEC nº 32 para introduzir nos serviço público formas de contratação cada vez mais precarizadas. Gostaria de saudar a luta organizada em todo o país. Fora Bolsonaro,” menciona Nobre.

 

Clique aqui e assista a live das entidades cutistas:

 

Além dos dirigentes das Confederações, também participou o representante da PROIFES – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, que também se agregou à luta das entidades cutistas. Estiveram presentes à live os deputados Marcelo freixo (PSB/RJ), Erika Kokay (PT/DF) e Rogério Correia (PT MG). A transmissão teve ainda um momento em que o diretor técnico do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Fausto Augusto Júnior, pôde esclarecer os aspectos técnicos da PEC nº 32 e os prejuizos que traz aos trabalhadores, população e ao país.

 

Na luta sempre

 

Os Sindicatos e Federações da CNTSS/CUT mantiveram a luta que vêm realizando desde que a proposta da PEC nº 32 passou a ser pautada no parlamento. Um ato permanente de diálogo com os trabalhadores, a sociedade e parlamentares tem sido a estratégia da Confederação. A proposta de unificar as entidades nacionais dos servidores foi um ponto importante na luta contra a PEC nº 32 e as demais medidas de destruição dos serviços públicos, do Estado de Bem-Estar Social e que se configuram como ataques aos servidores públicos. Esta unidade se consolidou com a integração das agendas na “Aliança das Três Esferas da CUT”, cujo eixo de ação está definido a partir das:  "não tem emenda, não tem arrego, a reforma administrativa tem que ser retirada ou derrotada".

 

Leia também:

 

CNTSS/CUT homenageia servidores e participa dos atos neste Dia Nacional de Luta

 

CNTSS/CUT reafirma luta contra Reforma Administrativa (PEC 32) em Plenária Nacional Virtual das Três Esferas da CUT

 

CNTSS/CUT e confederações cutistas dos setores públicos entregam Carta ao ex-presidente Lula solicitando apoio contra a PEC 32

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]