Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT DEFINE AGENDA PARA MARÇO COM PLENÁRIA E ENCONTROS DO SETOR FEDERAL PARA DISCUTIR GREVE MARCADA PELO FONASEFE

CNTSS/CUT define agenda para março com Plenária e encontros do setor Federal para discutir greve marcada pelo FONASEFE

21/02/2022

Calendário está em sintonia com demais entidades nacionais: FONASEFE define nova agenda para greve em março; 25/02 tem encontros virtuais a partir de parceria Confederação e FENASPS

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

Ato dos Federais - Brasília 18 de fevereiro de 2022

 

Dando continuidade ao processo de mobilização dos servidores públicos federais, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) encaminhou ofício, em 15/02, aos seus sindicatos filiados para atualizar os passos que serão dados nos próximos períodos em defesa dos trabalhadores. As datas estabelecidas pela Confederação estão em consonância com as agendas tiradas até março pelo conjunto das entidades nacionais durante a Plenária realizada em janeiro e agora atualizada na reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) feita na quinta-feira (17/02).

 

Em janeiro, a unidade dos servidores apontou claramente para o processo de mobilização de todas as categorias do serviço publico federal para forçar que o governo federal atenda a pauta de reivindicações dos trabalhadores, estabelecendo, para tanto, inclusive o indicativo de greve a partir de março. Desde o início de fevereiro foi incorporada pelos sindicatos dos servidores federais da CNTSS/CUT uma agenda de permanente mobilização em seus estados para ampliar esta discussão com suas bases.

 

Definida como uma “jornada de lutas em estado de greve”, durante todo o período de 14 de fevereiro a 02 de março as entidades federais realizarão assembléias para discutir a situação atual de luta e a possibilidade de uma greve, se o governo se mantiver irredutível em atender os trabalhadores. O item central da pauta econômica e a reposição linear de 19,99%, correspondente à inflação de três anos do governo Bolsonaro. Os servidores estão há quase cinco anos com salários congelados.

 

Definidos Plenária e encontros da CNTSS/CUT

 

O documento enviado pela Confederação às suas entidades define para 03 de março, às 17h00, uma Plenária Nacional dos Sindicatos Federais filiados á CNTSS/CUT. Neste momento serão apresentados os resultados das assembléias realizadas nos estados para que seja feito o debate sobre a greve e sua organização. Os sindicatos da Confederação deverão enviar os nomes dos participantes, com número dos celulares e email, até às 12h00 do dia 03 de março para o email [email protected]e/ou para o celular (11) 99449-7767.

 

A Confederação também deverá realizar dois encontros virtuais em parceria com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS). Em reunião realizada na sexta-feira, 18/02, os dirigentes das duas entidades determinaram que ambos acontecem na próxima sexta-feira, 25/02.

 

Às 14 horas deverá ser realizado o primeiro deles destinado aos servidores da Seguridade Social (Previdência, Saúde e Trabalho). No início da noite, às 19 horas, acontecerá o encontro com os servidores do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Para ambas as atividades será necessário se inscrever previamente. Brevemente novos detalhes serão divulgados.

 

Ato dos Federais - Brasília 18 de fevereiro de 2022

 

FONASEFE aprova nova agenda

 

Na quinta-feira, 17/02, o FONASEFE reuniu suas entidades filiadas, entre elas a CNTSS/CUT, para discutir e atualizar a agenda de lutas. Além dos informes, que atualizaram as discussões e os avanços nos estados, a pauta incorporou a estruturação dos atos propostos pelas liderança como forma de ampliar as discussões sobre a greve.

 

Foram dados os últimos retoques na organização do ato que foi realizado na sexta-feira, 18/02, em Brasília. As lideranças aprovaram também a proposta de uma Plenária no dia 23 de fevereiro, às 18 horas. Ficou estabelecida a inscrição de até dez representantes por entidade. A coordenação desta agenda ficará por conta da SINASEFE, ANDES-SN, CONDSERF, FENAJUFE, FASUBRA. Também foi dado destaque à necessidade do movimento incorporar o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

 

Observou-se a necessidade de refazer o calendário da Campanha Salarial 2022 em função da construção da greve. Definiu-se a convocação da greve, em conjunto com outros movimentos, para o dia 16 de março. A data marca o Dia Nacional de Greve, tendo como principal objetivo constituir-se como um ultimato ao governo federal ao determinar que no prazo de quinze dias os servidores públicos federais iniciarão a greve por tempo indeterminado, ou seja, a partir de 30 de março, respeitando-se a dinâmica de cada entidade.

 

Em dia com a luta

 

Lideranças da CNTSS/CUT participaram nesta sexta-feira, 18/02, de ato realizado em frente à sede do Ministério da Economia, em Brasília. A atividade, que faz parte desta agenda permanente de mobilização, foi idealizada para cobrar do governo as respostas sobre a criação de uma mesa nacional de negociação, os encaminhamentos sobre a pauta de reivindicações e a recomposição salarial dos servidores federais.

 

Em virtude do agravamento da pandemia, o ato foi destinado a um número controlado de participantes, que tiveram como cuidados estar em dia com a situação vacinal, usar máscaras e álcool gel e manter o distanciamento social. Naquele data completava-se um mês que as entidades dos servidores públicos federais protocolaram a pauta emergencial das categorias do funcionalismo federal, em um ato realizado em Brasília.

 

Em 18 de janeiro, mais de cinquenta categorias do funcionalismo público federal realizaram atos e paralisações pelos estados para cobrar um posicionamento do governo. A Capital Federal teve dois grandes atos concentrado centenas de trabalhadores. O primeiro aconteceu pela manhã em frente ao Banco Central e à tarde em frente ao Ministério da Economia.

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]