Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT: DOCUMENTO SOBRE “PREVIDÊNCIA UNIVERSAL E DE QUALIDADE” FOI ENTREGUE AO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA DURANTE VISITA À CUT

CNTSS/CUT: documento sobre “Previdência Universal e de Qualidade” foi entregue ao ministro da Previdência durante visita à CUT

02/02/2023

Secretária de Comunicação da Confederação e dirigentes do Sindsaúde SP representam trabalhadores da Seguridade Social em evento com o ministro; documento entregue apresenta 11 propostas emergenciais

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

A dramática situação deixada pelos governos Temer e Bolsonaro na área da Previdência Social tem sido foco das preocupações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e das entidades representativas da classe trabalhadora. Na segunda-feira, 30/01, foi dado mais um passo para o diálogo entre estas duas frentes de defesa desta importante política de Seguridade Social com a visita do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, à sede da Central Única dos Trabalhadores, em São Paulo.

 

A atividade, que reuniu lideranças sindicais cutistas e membros da Executiva da Central, incluído seu presidente, Sérgio Nobre, buscou avançar no diagnóstico sobre os estragos causados pelos dois últimos governos e na apresentação de propostas para encontrar saídas que auxiliem na recuperação da Previdência Social e garanta os direitos dos trabalhadores à uma política previdenciária de qualidade.

 

Os profissionais da Seguridade Social foram representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS/CUT), por meio de sua secretária de Comunicação e também secretária-adjunta de Administração e Finanças da CUT, Maria Godoi de Faria, a presidente, a secretária-geral e a secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (Sindsaúde SP), respectivamente, Cleonice Ribeiro, Célia Regina Costa e Regina Bueno.

 

Na ocasião, o ministro Carlos Lupi mencionou a necessidade do fortalecimento da relação com a CUT e as demais Centrais Sindicais para que seja possível encontrar saídas a partir colaboração de todos os segmentos envolvidos, mas, como fez questão de frisar, sempre respeitando a autonomia de luta das Centrais e suas entidades. Na oportunidade, o ministro se comprometeu com ampliação da participação social nestas discussões com a criação do Fórum Social da Previdência.

 

Os representantes da Executiva Cutista entregaram ao ministro Lupi documento elaborado pela Central onde são apresentados onze pontos prioritários e emergenciais para recompor a Previdência com seu caráter universal e de qualidade (veja a íntegra do documento anexado abaixo). A iniciativa observa a preponderância de instalação de um “Fórum – Trabalho e Previdência Social” onde se promova situações de incentivo ao controle social.  

 

 

De acordo com a secretária de Comunicação da Confederação, esta aproximação do ministro com as Centrais sinaliza a recuperação de um canal de diálogo franco e democrático entre o governo e a classe trabalhadora. A dirigente sinalizou para o fato de se é preciso recuperar e avançar nas políticas de Seguridade Social, inclusive com a criação de um Conselho Nacional de Seguridade Social.

 

O documento entregue é resultado do debate estabelecido no seio da Central. Na sexta-feira que precedeu à vinda do ministro, 27/01, a dirigente coordenou uma reunião com a assessoria técnica da CUT onde foi possível destacar estes onze pontos considerados centrais e imediatos para contribuir com o Ministério da Previdência. Naquela ocasião, a secretária-geral da Confederação, Isabel Cristina Gonçalves, também contribuiu com o debate. Há ainda uma rica discussão acumulada pela Central que deverá se desdobrar em contribuições em áreas como gestão do trabalho, saúde e assistência.

 

Em entrevista concedida ao site da CUT, Godoi de Faria fala da expectativa de que o Fórum se tone “essa articulação entre as políticas de Seguridade Social, que são os ministérios da Saúde, da Previdência, da Assistência, incluindo o Trabalho e a Gestão, porque é por aí que a gente vai passar toda essa discussão que permeia a nossa pauta. E é claro que o desejo maior nosso, num futuro bem próximo, é um Conselho de Seguridade Social no país, porque aí que a gente garante, de fato, o conjunto das políticas de cidadania para o trabalhador ao longo da sua trajetória de vida”. 

 

 

Clique aqui e veja a íntegra do documento entregue ao ministro

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

* Com informações da CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]