Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MOVIMENTO LANÇA CARTILHA PARA COMBATER TROCA DE VOTO POR SERVIÇOS DE SAÚDE

Movimento lança cartilha para combater troca de voto por serviços de saúde

08/07/2010

Escrito por: Postado por Clara Bisquola

Movimento lança cartilha para combater troca de voto por serviços de saúde Movimento lança cartilha “ Voto Não Tem Preço. Saúde É Seu Direito”, para combater troca de voto por serviços de saúde

Articulador da campanha que resultou na criação da lei da Ficha Limpa, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral começou ontem a distribuir uma cartilha destinada a orientar o eleitor sobre a venda de voto em troca de acesso a serviços de saúde. Com o título “Voto Não Tem Preço. Saúde É Seu Direito”, a cartilha contém informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde e sobre como e onde o eleitor pode denunciar a corrupção.

A cartilha cita as formas mais usuais de se cometer a corrupção na saúde, como a exigência de título de eleitor para receber atendimento médico. O texto esclarece que a apresentação do título não pode ser obrigatória em postos de saúde ou hospitais para receber atendimento, medicamentos, qualquer bem ou serviço de saúde.

A presidente da União Nacional dos Auditores do SUS (Unasus), Jovita José Rosa, lembra, por exemplo, que alguns parlamentares sustentam casas de apoio nas capitais para hospedar pacientes do SUS deslocados de cidades do interior.

O início da nova etapa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral coincidiu com uma declaração contrária, de um ministro do Supremo Tribunal Federal, à lei da Ficha Limpa. Em entrevista à rádio Gaúcha, de Porto Alegre, o ministro Gilmar Mendes afirmou que “é fácil ver que há, na lei, propostas que são delirantes até para o senso comum”.

No início da semana, Mendes liberou o registro da candidatura do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), ameaçado pela lei da Ficha Limpa porque o Tribunal de Justiça do estado o condenou por improbidade administrativa.

(Foto: Valério Ayres/Esp CB/D.A. Press)
Fonte -SUS

Cartilhajulho2010.pdf
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]