Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FSM 2010 – PORTO ALEGRE

FSM 2010 – Porto Alegre

28/01/2010

CUT e centrais iniciam Fórum do Trabalho com debate sobre crise, desafios e perspectivas para o movimento sindical.

Escrito por: Cut Nacional

FSM 2010 – Porto Alegre
Escrito por Paula Brandão, de Porto Alegre

CUT e as demais centrais deram início na tarde de quarta-feira (27) ao Fórum do Mundo do Trabalho, atividade por elas organizada e que integra o Fórum Social Mundial 2010 - Porto Alegre, 10 anos depois. Durante dois dias as centrais apresentarão painéis e debaterão temas que envolvem crise global, trabalho decente e pacto mundial pelo emprego, visando construírem juntas uma pauta unificada.

A mesa de abertura oficial do Fórum do Trabalho foi composta por Quintino Severo, secretário-geral nacional da CUT e por representantes das demais centrais brasileiras (CGTB, CTB, FS, NCST e UGT). Também estiveram à mesa Rafael Freire representando a Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA) e Hugo Bosca, da Federação Sindical Mundial do Uruguai.
Unidade é a palavra de ordem

“Este seminário que abrimos hoje tem papel fundamental para a classe trabalhadora não só do Brasil, mas para a América Latina e para o mundo, diz Quintino após saudar os participantes. “Isso porque nós, os movimentos sociais, quando iniciamos o Fórum Social Mundial há dez anos, acertamos o diagnóstico. Este é um espaço para aprofundarmos as discussões sobre projetos para um novo mundo possível, onde o desenvolvimento que queremos se inclui”.

Artur Henrique, presidente nacional da CUT, Maria Pimentel da CGTB e Nivaldo Santana, da CTB, apresentaram painéis com perspectivas e desafios para o movimento sindical perante a crise mundial.

O presidente da CUT foi incisivo ao falar que “a crise tem nome e sobrenome. Nós sabemos quem são responsáveis pela crise aqui no Brasil - é a direita, são os neoliberais. Não podemos permitir que haja retrocesso em nosso país, portanto, precisamos somar nossos esforços e não deixar esse pessoal voltar a governar. Digo isso porque as saídas que eles apresentam para a crise seguem o modelo neoliberal, onde as saídas são sempre as mesmas, ou seja, injetar trilhões de dólares para salvar bancos e empresas enquanto a população está desempregada”.

Artur Henrique, presidente da CUT
Para Artur as centrais sindicais devem insistir em um novo modelo de desenvolvimento, que tenha a centralidade no trabalho. “Está aí a importância da redução da jornada de trabalho para 40 horas, da divisão dos lucros de produtividade e de outras ações possíveis de serem implementadas”.

Em todas as falas a palavra unidade prevaleceu, no sentido de intensificá-la ainda mais para a disputa de projetos que se apresenta em 2010. Artur foi enérgico ao falar no assunto: “No dia 1º de junho realizaremos a Conferência Nacional da Classe da Trabalhadora, estaremos todos lá em unidade. Porém, unidade não é estarmos todos juntos no caminhão de som e fazer um discurso bonito, mas sim, prática, ação. É organizar os locais de trabalho, é unificar datas-base, porque hoje temos categorias com até 15 datas - caso da construção civil. É pensar na Copa do Mundo, que aumentará o número de postos de trabalho, sendo que na construção civil este aumento será de 10%, por exemplo.

Sobre a pauta unificada da classe trabalhadora que será elaborada e aprovada na Conferência de 1º de junho, Artur diz que as centrais vão entregá-la ao candidato ou candidata às eleições que tiver condições efetivas para cumpri-la. “Não queremos retrocesso, queremos avançar, portanto, temos muitas tarefas e desafios pela frente e aprofundar a unidade é uma delas”.

Programação:
Na quinta-feira (28), o tema abordado será Práticas Antissindicais. O objetivo da mesa é denunciar a ocorrência dessas práticas no Brasil e socializar ações realizadas pelas entidades sindicais e o poder público no sentido de combatê-las.


  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]