Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > SECRETARIA NACIONAL DE FORMAÇÃO/CUT PROMOVE ENCONTRO DE INTERCÂMBIO DURANTE A JORNADA CONTINENTAL EM MONTEVIDEO

Secretaria Nacional de Formação/CUT promove encontro de intercâmbio durante a Jornada Continental em Montevideo

21/11/2017

Intercâmbio reuniu CUT, PIT/CNT Uruguai, Central Sindical das Américas e Cinterfor/OIT

Escrito por: Secretaria Nacional de Formação/CUT

No dia 18 de novembro, durante a Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo, em Montevideo, foi realizada uma atividade de intercâmbio com dirigentes e educadores da CUT Brasil, PIT/CNT Uruguai, Central Sindical das Américas (CSA) e Cinterfor/OIT.

O objetivo foi socializar as experiências de formação sindical e de educação profissional e os seus desafios frente os ataques aos direitos da Classe Trabalhadora e da organização sindical na atual conjuntura, especialmente no caso do Brasil.

A Secretária Nacional de Formação, Rosane Bertotti, apresentou como está organizada a Política Nacional de Formação e sua ação estratégica para a CUT; a Escola Sindical Sul apresentou os cursos que desenvolve com os dirigentes sindicais e a Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, localizada em Florianópolis, apresentou a proposta de educação profissional na perspectiva da Educação Integral dos Trabalhadores desenvolvida pela CUT.

O dirigente Ivan Hafliger reforçou a importância da formação contra-hegemônica para a PIT/CNT no enfrentamento entre capital e trabalho, além de apresentar a estratégia da formação da Central e a estrutura do Instituto Cuesta Duarte, entidade responsável pela execução das atividades formativas.  A CSA, representada por AntonioMontero, destacou os desafios para a formação no continente e mostrou que a entidade realiza formação em praticamente todas as suas secretarias, geralmente com parcerias locais nos diferentes países. Em 2018 a CSA organizará a Conferência Continental de Educação.

Gonzalo Graña, representando a Cinterfor/OIT, organização que tem a tarefa de dar respostas aos trabalhadores, empresas e países no campo da formação profissional, lembrou que a valorização do diálogo social é algo de grande interesse para a organização que representa. Neste sentido, apontou que as ações de formação sindical que tratem o tema da qualificação profissional a partir da negociação coletiva é algo que pode ser considerado entre brasileiros e uruguaios. 

Também estiveram presentes na reunião o Secretário de Administração e Finanças da CUT, Quintino Severo, e as equipes da Escola Sindical Sul e Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha/CUT.

Por fim, importante destacar que nesta atividade foram apontadas possibilidades de ações futuras entre os participantes nos programas ou inciativas em comum que desenvolvem na perspectiva de fortalecimento do movimento sindical na América Latina.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]