Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > TRABALHADORES DA EBC MANTÊM GREVE E FORTALECEM O MOVIMENTO

Trabalhadores da EBC mantêm greve e fortalecem o movimento

22/11/2017

Após oito rodadas de negociação, a direção da EBC insiste com o reajuste zero.

Escrito por: CUT Brasília com informações do SJPDF e da RBA

Em greve há oito dias, os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por unanimidade, deliberaram pela manutenção do movimento paredista e a realização de ações para fortalecimento do movimento. A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta terça (21), na sede da empresa. Uma reunião entre a representação trabalhista e patrões está agendada para esta tarde e o desfecho será apresentado à categoria em novo encontro na quarta (22), seguido de um ato no Ministério do Planejamento.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJPDF), a EBC entrou com pedido de dissídio coletivo, alegando que a greve é abusiva e exigindo o retorno de 60% do efetivo às atividades. A entidade, no entanto, rebate a acusação e destaca que a paralisação só ocorreu devido à intransigência da empresa, que apresentou proposta de reajuste zero e impõe a retira de direitos e benefícios. O SJPDF aponta ainda, que os patrões, inclusive, suspenderam as negociações e deixaram os trabalhadores “no limbo”, sem respostas concretas.

“Só estamos em greve porque a empresa vem atuando com ações contínuas de ataques aos trabalhadores. Assim, a categoria está mobilizada mostrando que não aceita o congelamento de salário e a retirada de direitos. É importante ressaltar que queremos, sim, negociar, mas a empresa tem se mostrado indisposta. Esperamos que na Justiça a EBC ceda para que os trabalhos voltem à normalidade, mas sem a perda de nenhum direito”, destacou o coordenador-geral do sindicato, Gésio Passos.

Apesar do constante assédio aos empregados que cruzaram os braços, a paralisação conta com a adesão de cerca de 70% dos trabalhadores do quadro efetivo. A categoria reivindica 4% de reajuste para repor a inflação do período e perdas acumuladas. Porém, após oito rodadas de negociação, a direção da EBC não aceita reajustar nenhuma das cláusulas econômicas e insiste em manter a proposta de reajuste zero. Além dos salários, benefícios como ajuda-alimentação, auxílio às pessoas com deficiência e outros, ficariam sem aumento.

Racismo

O perfil truculento da EBC é atualmente simbolizado por seu presidente, Laerte Rimoli. Em sua página no Facebook, ele compartilhou memes considerados racistas contra a atriz Taís Araújo.

Uma das postagens de Rimoli mostra uma montagem em que uma menina foge da atriz e de seu filho, e se lê uma frase: "Quando você percebe que é o filho da Taís Araújo na calçada". Em postagem do dia 10, Rimoli saiu em defesa do jornalista William Waack, afastado da TV Globo após a divulgação de um vídeo em que ele pronuncia frase considerada racista. Segundo Rimoli, Waack virou “alvo do exército de abjetos”.

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) anunciou que pretende denunciar o presidente da EBC

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]