Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > CUT HOMENAGEIA CHICO BUARQUE COM PREMIAÇÃO

CUT homenageia Chico Buarque com premiação

29/12/2017

Prêmio CUT será entregue durante inauguração do campo do MST, com a presença de Lula

Escrito por: Tatiana Melim

No próximo dia 23 de dezembro, a CUT homenageará o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda com o prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre. A entrega do prêmio ocorrerá na inauguração do campo de futebol ‘Dr. Sócrates’, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Guararema, onde ocorrerá o jogo de estreia entre o time de futebol de Chico, o Politheama, e o time de militantes dos movimentos sociais e sindicais. A atividade também contará com a presença do ex-presidente Lula, vencedor do prêmio na primeira edição.

“Você é tanta coisa que nem cabe aqui”. Foi com este trecho da carta de Tom Jobim ao Chico Buarque, escrita em outubro de 1989, que o secretário de Cultura da CUT, José Celestino Lourenço, o Tino, explicou a decisão da Central de homenagear o cantor.

Para o dirigente, a importância da figura de Chico não está apenas em suas canções, que abordam a temática da mulher, dos LGBT’s e de “seus meninos que comiam luz”, diz, em referência à canção Brejo da Cruz; mas, também, na sua postura política, nas ideias democráticas, e na coragem de, mesmo durante a ditadura militar, nunca se omitir, pelo contrário, sempre se posicionar contra as desigualdades, em defesa das diversidades, pela democracia e contra o golpe.

É por tudo isso, diz Tino, que “a homenagem ao Chico dialoga com o objetivo do Prêmio CUT, que homenageia pessoas e instituições que lutam pela democracia e liberdade, ainda mais neste momento frágil em que nossa democracia foi golpeada e que seguimos na permanente luta pelo reestabelecimento do Estado Democrático e de Direito”.

“Chico é uma referência para a nossa atuação política pela sua permanente firmeza e postura na luta pela liberdade e democracia, então nada mais justo que seja homenageado e receba o prêmio de nossa Central”, completa.

Prêmio CUT
A Central Única dos Trabalhadores passou a promover o Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre para homenagear homens, mulheres e instituições que dedicaram – e dedicam – sua jornada de luta em defesa da dignidade humana e que, para isso, empreendem uma luta incansável em defesa da democracia e da liberdade.

O manifesto de lançamento ocorreu no dia 13 de dezembro de 2010, em um ato público realizado no Rio de Janeiro, justamente no dia em que foram completados 42 anos do Ato Institucional nº5 (AI-5). Após o lançamento da premiação, duas edições foram realizadas em 2011 e 2013.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]