Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > MOVIMENTO NEGRO EXIGE APURAÇÃO CONTRA CRIME DE RACISMO EM PROVA DE CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE MORRINHOS, EM GOIÁS

Movimento Negro exige apuração contra crime de racismo em prova de concurso público da Prefeitura de Morrinhos, em Goiás

19/01/2018

Movimento protocolou ação no MP exigindo apuração e punição dos responsáveis pelo crime

Escrito por: Maisa Lima, assessora de Comunicação da CUT Goiás

A coordenação nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) - cuja coordenadora nacional é a vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT Goiás), Iêda Leal - protocolou nesta quinta-feira (18), uma representação no Ministério Público de Goiás (MP-GO), pedindo apuração e punição dos responsáveis pelo crime de racismo em Morrinhos, cidade localizada no sul do Estado, distante 130 quilômetros de Goiânia. 

A situação que gerou a representação foi um concurso público da cidade, que oferecia cinco vagas para fiscal de postura do município. O cidadão Hélio de Araújo Júnior, que fez a prova junto com outros 580 concurseiros, se sentiu ofendido com o questionário da avaliação de conhecimentos gerais, que trazia o tema “Qual a origem do racismo?”.

Entre as alternativas, os candidatos tinham que escolher opções como: “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu” e “Negro só tem de gente os dentes”.

 “Me senti humilhado por ser o único negro em sala. Algumas pessoas olhavam para mim quando chegavam na questão, riam ou baixavam a cabeça, desaprovando aquilo", relatou a vítima.

Racismo

Iêda, que também é secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), afirmou que esse crime não pode ficar impune. “Já marcamos uma audiência com o procurador geral de Justiça de Goiás, Benediro Torres Neto, e vamos tratar desse e de outros casos existentes. Racismo é crime”. O MNU quer agilidade na apuração do caso. "O crime foi contra o povo negro goiano e brasileiro, não é um crime comum”, reafirmou.

O Movimento Negro Unificado fez uma nota pública e também protocolou no MP-GO uma representação criminal, onde exige providências das autoridades quanto ao teor “criminoso e racista” da prova do concurso. Iêda já solicitou uma audiência com o prefeito de Morrinhos (GO), Rogério Troncoso (PTB), para tratar do caso e assegura que a entidade irá mobilizar a comunidade do município onde ocorreu o crime para um ato público para alertar e combater o racismo.

Leia a nota do MNU na íntegra:

A notícia exclusiva do Site Curta Mais em Goiás, assusta e nos encoraja; a prefeitura municipal de Morrinhos-GO (no sul do estado), faz uma prova de conhecimento gerais de um concurso público, realizado no dia 14 de janeiro de 2018, com conteúdos criminosos, racistas e que precisam ser repudiados veementemente. Na prova, existe o seguinte termo: “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu”. O quesito do certame é racista. Afirma a coordenadora nacional do MNU – Movimento Negro Unificado – Iêda Leal.

A vítima foi Hélio de Araújo Júnior, que fez a prova da Prefeitura de Morrinhos-GO, cujo o tema seria a avaliação da “Origem do Racismo”. Segundo a notícia publicada no site www.curtamais.com.br , Hélio Júnior se indignou com as opções apresentadas no certame. Em uma das questões apresentadas, havia  as seguintes frases: “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu” e “Negro só tem de gente os dentes”.  O Movimento Negro Unificado – MNU – repudia e lutará fortemente para impedir casos como esses, vai  recorrer ao Ministério Público para impedir a continuidade desse tipo de postura do poder público ou de quaisquer cidadãos . A coordenadora nacional do MNU, professora Iêda Leal, afirma que a legislação tipifica o racismo como crime. “Não podemos admitir atitudes racista na sociedade do século XXI, eles não podem ficar impunes. O poder público, em todos os níveis, precisa coibir esses atos racistas, e vamos exigir que a prefeitura de Morrinhos-GO, através do prefeito Rogério Troncoso, tome providências para reparar o dano e punir a empresa responsável pelo ato criminoso no concurso público”, assegurou Iêda Leal do MNU.

A coragem da vítima é o insumo principal para acabar com o racismo. Hélio Júnior, segundo as notícias, entrou com um processo contra a empresa responsável pelo concurso e contra a Prefeitura de Morrinhos e revela que ainda teve dificuldade de fazer a denúncia. “Foi muito difícil denunciar, você chega num órgão público e as pessoas acham isso normal. Ministério Público da minha cidade me disse que não viu crime algum nisso”, relatou a vítima ao ”Curta Mais”.

O Movimento Negro Unificado – MNU- já solicitou uma audiência com o prefeito de Morrinhos-GO, Rogério Troncoso, e pedir explicações sobre o ato. Além disso, irá realizar um ato público na cidade para alertar e combater o Racismo.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]