Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > FAMA2018 SERÁ NO PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DA CIDADE EM BRASÍLIA

FAMA2018 será no Pavilhão de Exposições da Cidade em Brasília

26/02/2018

O tema do FAMA2018 é “a água é um direito e não mercadoria”

Escrito por: CUT

O Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA2018), que será realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, entre os dias 17 e 22 de Março, reunirá trabalhadores e trabalhadoras de mais de 20 entidades populares e sindicais do Brasil e do mundo.

O FAMA é um “contraponto” ao 8º Fórum Mundial da Água (FMA), que conta com o apoio do governo ilegítimo e golpista de Michel Temer (MDB-SP),  reunirá empresários, corporações e governantes e servirá de vitrine internacional para a venda da água e outros bens naturais brasileiros, como o petróleo e energia.

Os organizadores estimam que cerca de cinco mil pessoas participem do FAMA2018 e, juntas, construam um instrumento estratégico para a luta em defesa da água como direito, e não mercadoria, pela soberania popular e em defesa dos direitos humanos, da natureza e do planeta.

Com o tema “a água é um direito e não mercadoria”, o FAMA2018 vai construir uma grande aliança de resistência e organizar uma agenda de lutas contra as privatizações e a mercantilização da água. Segundo os organizadores do evento, as políticas públicas de água devem ser debatidas democraticamente com as populações e, em particular, com as comunidades afetadas.

Comitês

Estão sendo criados comitês nacionais e internacionais do FAMA – no Brasil já foram criados comitês em 15 estados. O processo de construção dos comitês tem se dado de forma democrática, horizontal e com a capacidade de unir vários movimentos do campo e da cidade, igrejas, universidades, movimento ambientalista, entre outros.

“A presença organizada dos trabalhadores e das trabalhadoras referencia e organiza a luta de resistência do nosso povo, por melhor saneamento público, por energia para todos e todas com preço justo, por melhores condições de vida e de trabalho”, disse o secretário Nacional de Meio Ambiente da CUT, Daniel Gaio.

Segundo ele, “é essa a luta que a CUT, seus sindicatos e ramos farão no FAMA e na agenda de lutas que nós vamos encapar logo em seguida desta grande atividade”.

Governo ilegítimo o quer privatizar o acesso à água

Temer quer a todo custo vender o acesso à água de nossos rios. Um caso claro de abuso de poder financeiro sobre essa questão foi a denúncia de jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) de que a direção da emissora exigiu reportagens favoráveis ao Executivo, depois que a EBC assinou contrato de R$ 1,8 milhão, com a Agência Nacional das Águas (ANA), para divulgação e cobertura do Fórum.

A ANA é autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente

Segundo os jornalistas a publicação de material autorizado pelo governo deveria ser feita apenas pela TV NBR e pelo programa Voz do Brasil, não pelos demais programas e serviços da empresa como a Agência Brasil e a TV Brasil, que tem caráter público, e não estatal.

Serviço

Para participar ou mesmo ter mais informações sobre o FAMA2018 é só acompanhar as páginas da organização da atividade no site http://fama2018.org/ e nas redes sociais do FAMA2018.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]