Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > DIA INTERNACIONAL DA NÃO-VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES REFORÇA A NOSSA LUTA

Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres reforça a nossa luta

Escrito po: Escrito por Mara Feltes, secretária de Mulheres da Contracs

25/11/2011

Dia 25 de Novembro foi declarado Dia Internacional de não-violência contra a Mulher em todo o mundo. A data foi oficializada no 1º Encontro Feminista, que ocorreu em 1981, quando mulheres relataram situações de violência vividas em todas as esferas da sociedade, de abuso e assassinato dentro de casa, estupro, assédio sexual e violência contra as mulheres em geral, incluindo tortura e abusos sofridos por companheiras em prisão política.

O dia foi escolhido para lembrar o assassinato das irmãs Mirabal, três ativistas que morreram em 1960 nas mãos da polícia secreta na República Dominicana durante a ditadura de Leônidas Trujillo.

A violência de gênero não desaparecerá até que acabe com a discriminação que as mulheres sofrem em nossa sociedade. É uma das principais causas de morte de mulheres em todo o mundo.

No Brasil, conquistamos um grande avanço com a Lei Maria da Penha, que completa cinco anos  em 2012. Entretanto, a realidade ainda é muito perversa. São 42 mil assassinatos de mulheres em 10 anos; uma história de violência a cada 25 segundos.

Não conseguimos implantar os mecanismos previstos na Lei Maria da Penha, que prevê políticas públicas protetivas e redes de atendimento integral. Persiste um alto índice de violência psicológica seguido de violência física, econômica e sexual.

Devemos encorajar o debate social e profundo do questionamento de todas as estruturas que reproduzem e mantêm esse padrão de discriminação contra as mulheres.

Vamos dar um passo para a verdadeira igualdade. O trabalho de transformação social, intenso e diário, que enfrentamos em cada uma das áreas em que nos movemos é apropriado para a data de 25 de novembro.

É importante reforçar nossa reivindicações:

- Imediata instalação de Centros de Referência Municipal para Mulheres Vítimas de Violência, de acordo com a Norma Técnica do Governo Federal;

- Rede de atendimento à mulher em situação de violência nos municípios;

- Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, com bases democráticas, com estrutura e meios para atuar como órgão de controle social e deliberação quanto às políticas públicas voltadas para a mulher;

- Definição de orçamento Mulher para as políticas para as mulheres, a partir de um plano resultante das conferências municipais, estaduais e nacional.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]