Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > SAÚDE NÃO É MERCADORIA

Saúde não é mercadoria

Escrito po: Odete Gomes, presidenta da CUT-AP

26/01/2012

Direito à saúde é dever do Estado, está na Constituição Federal, no entanto, o que vemos é um desrespeito à vida em todos os sentidos.  Já a falta de atendimento é bem democrática, pois, atinge todas as classes sociais, infelizmente.

 Acontecimentos recentes como a morte do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Duvanier Paiva, nos mostram claramente que se não pagar pelo atendimento o cidadão morrerá. A humanização na saúde virou algo abstrato e a vida em primeiro lugar idem.

 Os donos de nossa “saúde”, ou seja, os empresários, não só brincam com a vida da população, mas com a vida dos trabalhadores e trabalhadoras que tem carga horária exaustiva, salários precarizados e em várias situações sem mínimas condições de trabalho.

 Isso tudo nos leva a perguntar: como isso tudo começou? Será que tem um por quê? Tem sim, precisamos ter por parte do governo investimentos na saúde, fiscalização efetiva sobre os ditos convênios de saúde e o SUS.  Pois, o que tem acontecido de escândalos envolvendo verbas destinadas à saúde já se tornou ate piada.

 Outro possível motivo: Já somos a 6ª maior economia do mundo, mas isso não se reflete na aplicação de recursos em políticas públicas, em investimentos em saúde, educação e outros direitos básicos, e são esses motivos que tem feito nossos direitos virarem mercadoria.

 Por outro lado, os profissionais da área da saúde são formados por universidades, escolas técnicas para salvar vidas de seres humanos, porém, ao exercerem suas profissões se deparam com uma realidade que não é compatível com o que aprenderam no se processo de formação e muitos acabam perdendo a sensibilidade e esquecendo qual é realmente seu compromisso.

 Ate quando vamos continuar a ver o povo brasileiro ser massacrado por falta de cumprimento de um direito garantido?

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]