Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > AS LIÇÕES DO PRIMEIRO DE MAIO

As lições do Primeiro de Maio

Escrito po: Adi dos Santos Lima, presidente da CUT-SP

14/05/2012

Mudanças no País, no sindicalismo e no mundo do trabalho estão refletidas nas comemorações da principal data da classe trabalhadora

Uma grande comemoração marcou o Primeiro de Maio da CUT neste ano, tanto no ABC paulista, palco histórico da manifestação, quanto na cidade de São Paulo, no Vale do Anhangabaú e na Zona Sul. Em São Bernardo, pela primeira vez, a data reuniu também outras centrais. E no Vale do Anhangabaú o ministro Gilberto Carvalho anunciou, ao grande público e imprensa presentes, uma nova conquista: a abertura de negociação com o governo para isentar da cobrança do Imposto de Renda o recebido pelo trabalhador na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Os dois fatos, embora não guardem relação entre si, são sintomáticos das muitas mudanças por que passa o mundo do trabalho, o sindicalismo e o País. Os brasileiros que viveram os tumultuados anos 70 e 80 do século passado sabem bem como tem sido longa essa caminhada e, felizmente, o quanto essa grande luta vem resultando em avanços inequívocos. No lugar de censura e repressão, o anúncio de diálogo com os trabalhadores para mais uma conquista. No lugar de bandeiras contra a inflação e a recessão, a busca do fim do imposto sindical e pela qualidade no emprego, rumo ao trabalho decente.

São condições que igualmente permearam o seminário internacional integrante desde Primeiro de Maio promovido pela CUT-SP no Sesc Belenzinho. Para os representantes presentes – de países como Argentina, Paraguai e Rússia – o sindicalismo cutista está hoje na vanguarda do sindicalismo mundial, tanto por sua forma de organização quanto pela maneira de avançar no processo de negociações e interferência na sociedade. As palavras “organização e luta” foram, inclusive, destacadas pelo jovem representante russo, que afirmou tê-las aprendido com os brasileiros durante encontro internacional de metalúrgicos em 2005.

Fazer esse recorte da história recente do País também será possível a partir do dia 16 de maio, quando a CUT-SP realizará seu 13º congresso. Nele, os participantes receberão uma revista especial sobre os congressos da central. Rever os principais temas, discussões e abordagens e traçar com eles uma linha do tempo até chegar a 2012 será, no mínimo, uma grande viagem ao passado e um convite a pensar o futuro do sindicalismo e do País. Uma viagem por manifestações, embates, greves, recuos, avanços e conquistas, catalisada a cada Primeiro de Maio, a mais expressiva data da classe trabalhadora.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]