Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > O COMBATE QUE NÃO PRECISAMOS LUTAR

O combate que não precisamos lutar

Escrito po: Cláudia Franco

16/06/2020

Incitar a população para fiscalizar diretamente a situação dos hospitais do país com a pandemia de Covid-19 é um ato irresponsável

 

A violência pode estar em diferentes lugares. Nas ruas, com o aumento da criminalidade. Nos domicílios, com o aumento dos casos de violência doméstica, atingindo principalmente mulheres e crianças.  A violência também está nos hospitais e serviços de saúde. E novos casos de violência passaram a fazer parte deste cenário nos últimos tempos para além da violência institucionalizada que normalmente ocorre, representada por tiroteios nas proximidades destes estabelecimentos e até homicídios de pacientes e trabalhadores, sem uma garantia efetiva de maior policiamento por parte do poder público.

 

Nesta semana, lamentavelmente, uma nova forma de violência na saúde passou a ser incitada por quem deveria fazer a gestão do país e promover a paz. Incitar a população para fiscalizar diretamente a situação dos hospitais do país com a pandemia de Covid-19 é um ato irresponsável, que desrespeita os profissionais que atuam neste segmento, os pacientes internados e seus familiares. Pelo contrário, incita o ódio contra profissionais que estão de mãos limpas, trabalhando no limite da exaustão para salvar vidas, pessoas que lutam pela sobrevivência e famílias que secam suas lágrimas.

 

Em vários lugares, alguns soldados deste insano exército já começaram a seguir as instruções recebidas. Na sexta, dia 12, um grupo de pelo menos seis pessoas entrou no Hospital Municipal Ronaldo Gazzolla, no Rio de Janeiro, e invadiu alas restritas a médicos e pacientes. Uma mulher, pertencente ao grupo, muito alterada, teria chutado portas, derrubado computadores e até tentado invadir leitos de pacientes internados.

 

Não é isso que queremos para a saúde do nosso país. Precisamos parar com o negacionismo à ciência e seguir as recomendações sanitárias e científicas internacionais. Urge que a saúde seja pacificada. Não é hora de dividir a população, mas de unir esforços na prevenção e no combate a essa pandemia.

 

Os enfermeiros e enfermeiras estão na linha de frente, juntamente com médicos, técnicos de enfermagem e outros profissionais que compõem as equipes multidisciplinares de saúde. Colocamos nossa própria vida em risco para salvar outras vidas. Esse é o bom combate que vamos lutar até o fim.

 

 

 

Cláudia Franco, enfermeira, presidente do SERGS – Sindicato da Enfermagem do Rio Grande do Sul e secretária de Políticas Sociais da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]