Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > A SAÚDE É SUA E O SUS É NOSSO!

A SAÚDE É SUA E O SUS É NOSSO!

21/11/2011

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

Escrito por: SindSaúde-GO

O que são as Organizações Sociais de Saúde (OSS)?

Teoricamente são entidades filantrópicas de direito privado, sem fins lucrativos, que têm direito a dotação orçamentária sob os hospitais públicos gerenciados por elas, tendo total autonomia sob os mesmos e não prestam conta ao controle social, ou seja, a sociedade.

Na prática, o que se tem é a incerteza em relação aos serviços que serão prestados aos usuários pelas OSS, pelo fato de que, sendo entidades de direito privado, a busca pelo lucro é questionável e tende a favorecer a clientela particular em detrimento a população de forma geral. A lei do dinheiro definirá em muito a relação entre os usuários do SUS e os hospitais sob gestão das OSS. O SUS não visa lucro através das suas ações de saúde. Com as OSS, estes hospitais poderão dar prioridade ao atendimento dos clientes de planos de saúde e/ou particular, procedimentos que são mais lucrativos, reduzindo a oferta de serviços para os usuários no SUS (inclusive o não atendimento e acesso aos pacientes com doenças crônicas degenerativas). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, “a gestão por OSS é o caminho para o melhor abastecimento nas unidades, oferecendo vantagens como maior agilidade na compra de materiais, insumos...”, questões que seriam resolvidas com melhor administração do governo estadual caso ele aplicasse o recurso destinado a saúde.

Nos Estados onde foram implantadas as OSS, o que se pode observar é o não cumprimento dos serviços pactuados e sim, aumentos abusivos de até 147% de gastos, e só em São Paulo saltou de 910 milhões para 1,96 bilhão (www.viomundo.com.br).  

Nestes jogos de interesses, fica a população e os trabalhadores à mercê das leis e dinâmicas que lhes são impostas. A lógica é a de repassar para o sistema privado a gestão dos hospitais, trabalhadores e equipamentos de saúde. O Estado se desobrigando de garantir o direito à saúde à sociedade enquanto garantia constitucional, de provê-la de recursos para que a assistência possa acontecer de forma integral. O repasse da responsabilidade para a iniciativa privada poderá favorecer o empreguismo e todos os tipos de “benefícios” conhecidos e praticados enquanto favores políticos. O principal argumento contrário a esta liberalidade administrativa é o fato de que não está previsto controle externo das OSS, podendo as mesmas licitar, contratar e demitir com alta rotatividade sem prestar contas à sociedade. Não existem instrumentos eficazes para o controle da sociedade sobre entidades de direito privado.

Hoje, mesmo com todos os instrumentos de controle do SUS feito pelos Conselhos e Conferências de Saúde, o Governo de Goiás não cumpre a Lei dos 12% de gastos em saúde, e nesse sentido são manchetes todos os dias nos meios de comunicação a falta de atendimentos, filas e transtornos no SUS, e isto só é uma pequena parcela do que não funciona, desconsiderando assim a grandeza e a complexidade desse sistema. Diante disso, não temos como mensurar quanto sofrimento, quantas vidas poderiam ser poupadas e transtornos ser evitados caso a Lei fosse cumprida por aqueles que têm o dever de garantir à sociedade o acesso a saúde pública de qualidade.

 

 

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás – SINDSAÚDE/GO

 

 

 

 

Sindicato dos Funcionários da Fiscalização Municipal de Goiânia- SINDFFISC

 

 

 

 

Sindicato dos Nutricionistas do Estado de Goiás – SINEG

 

 

 

Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado de Goiás – SINDACSE/GO

 

 

 

 

Sindicato das(os) Técnicas(os) e Auxiliares em Saúde Bucal do Estado de Goiás – SINTASB/GO

 

 

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Publico Federal– SINTSEP/GO

 

 

Conselho Municipal de Saúde de Anápolis

 

 

Conselho Municipal de Saúde de Caldas Novas

 

Conselho Municipal de Saúde de Luziânia

 

 

Conselho Municipal de Saúde de Montevidiu

 

 

Conselho Municipal de Saúde de Palmeiras de Goiás

 

 

Conselho Municipal de Saúde de Cristalina

 

 

Fórum Goiano de Saúde Mental

 

 

Fórum Goiano de Mulheres

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]