Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > 2º ENCONTRO DE MULHERES DO RAMO DA SEGURIDADE SOCIAL ACONTECE DURANTE 6º CONGRESSO DA CNTSS/CUT

2º Encontro de Mulheres do Ramo da Seguridade Social acontece durante 6º Congresso da CNTSS/CUT

03/05/2013

Atividade deve ressaltar ações que fortaleçam a presença e a importância da mulher trabalhadora no setor da seguridade social

Escrito por: Assessoria de Imprensa - CNTSS/CUT

 

De 27 a 31 de maio, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social/Central Única dos Trabalhadores (CNTSS/CUT) realiza o 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT, em São Paulo. Durante este período, representantes dos sindicatos e federações filiados à CNTSS/CUT terão a oportunidade de participar da Conferência ‘A Seguridade Social na Perspectiva do Desenvolvimento do Brasil’, e debater sobre Análise da Conjuntura Nacional e Internacional; Previdência Social e os (as) Trabalhadores (as); Força de Trabalho na Seguridade Social; e Gestão e as relações de trabalho na Seguridade Social. Mas além deste leque de atividades, já no primeiro dia será promovido 2º Encontro de Mulheres do Ramo da Seguridade Social.

A iniciativa busca sensibilizar e estimular os sindicatos da base da CNTSS/CUT a empregar ações sobre a questão da mulher trabalhadora. O Encontro também permitirá os participantes atualizar o debate sobre a questão de gênero realizado no interior da Central a partir das deliberações do 11º Concut e apresentar as ações/planejamento realizadas pelo Coletivo de Mulheres da CNTSS/CUT.

Às 14h será aberto o encontro, que será conduzido por Maria Aparecida Faria, presidente da CNTSS/CUT, e Célia Regina Costa, secretária Nacional de Mulheres da CNTSS/CUT. A atividade contará com a participação das delegadas do 6º Congresso durante as mesas temáticas, que devem ressaltar a importância da presença da mulher no setor; subsidiar os sindicatos para inserir as questões de gênero nas pautas de reivindicações.

Na opinião de Célia Regina Costa, o encontro é importante para reafirmar a organização das mulheres dentro de seus locais de trabalho e também nas esferas de direção sindical. “Nós somos maioria nas categorias profissionais que compõem a seguridade social. É possível afirmar que tivemos um crescimento da organização desde o último encontro de mulheres e estamos mais atentas à discussão sobre estar nas direções dos Sindicatos”, afirma a secretária de mulheres.

A secretária ressalta ainda que o 2º Encontro tem uma importância estratégia ainda maior. Avalia que é um momento de avançar nas discussões e consolidar novos espaços de atuação. “Nós temos o desafio de avançar na construção dos coletivos regionais. Precisamos qualificar o debate  e nos preparar para criar até 2015 as condições de avançar na construção da paridade na CUT”, destaca Célia Regina Costa.

A partir das 14h30, as participantes iniciam debate sobre Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical. À frente da mesa temática participam Paula Loureiro da Cruz, professora de Direito Processual Civil e servidora pública da Justiça Federal de São Paulo; Mônica Valente, da Secretaria Sub Regional SP Brasil - Internacional de Serviços Públicos; e Denise Motta Dau, secretária de Políticas para Mulheres da Prefeitura de São Paulo.

Às 17h, o balanço das atividades da Secretaria de Mulheres da CNTSS/CUT encerra o encontro, que ainda contará com a presença de Rosane Silva, secretária Nacional de Mulheres da CUT e um representante do Coletivo Regional de Mulheres: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Coletivo e eixos –O Coletivo Nacional de Mulheres da CNTSS/CUT foi constituído na primeira edição do Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Seguridade Social, em junho de 2010.

A iniciativa propôs uma atuação junto à Secretaria das Mulheres, para subsidiar e sugerir ações aos sindicatos do ramo, bem como articular as questões de gênero com as demais secretarias, coletivos e coordenações dos setores da Confederação.

A definição dos critérios de composição do Coletivo contemplou, ainda, a diversidade de setores e regiões que integram a Confederação, aliada ao número de trabalhadoras/os representadas/os pelas entidades do ramo em cada região.

Desta forma, definiu-se a composição de uma a três representantes para cada região, mais suplentes, de acordo com as características de organização do ramo e geográficas.

Ainda no último encontro foram estabelecidos os eixos das campanhas e lutas da Secretaria de Mulheres da Confederação, juntamente com o Coletivo, divididos em bandeiras transversais e bandeiras específicas das Mulheres, que seriam incorporados ao plano de ação da CNTSS/CUT.

A luta por creches e a luta por jornada de 30h semanais para todos/as trabalhadores/as da Seguridade Social integram o eixo de bandeiras transversais. Mais abrangente, as bandeiras específicas das mulheres contemplam:

·         Campanha pela equiparação salarial entre homens e mulheres na Seguridade Social;

·         Desenvolvimento de ações e campanha sobre a violência física e moral contra as mulheres da Seguridade Social;

·         Ações conjuntas com o Coletivo de Saúde do Trabalhador da CNTSS/CUT sobre questões que afetam as mulheres no ambiente de trabalho;

·         Programa de formação específico para mulheres sobre as questões do ramo (negociação coletiva, etc.) articulado pelo Coletivo de Mulheres com a Secretaria de Formação da CNTSS

·         Campanha pela licença maternidade de 180 dias para as trabalhadoras do setor público (efetivo e celetista) e do setor privado;

·         Intensificar o debate e as ações sobre a exploração da imagem da mulher na mídia.

Serviço

2º Encontro de Mulheres do Ramo da Seguridade Social / 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT

Data:Dia 27 de maio

Local:Novotel Jaraguá São Paulo Conventions

Horário:das 14h às 18h

Endereço:Rua Martins Fontes, 71, Bela Vista, São Paulo

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]