Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > 1º DE MAIO DESTE ANO REÚNE CUT, CSB E CTB NO VALE DO ANHANGABAÚ, NO CENTRO DA CAPITAL PAULISTA

1º de Maio deste ano reúne CUT, CSB e CTB no vale do Anhangabaú, no centro da Capital paulista

29/04/2014

Trabalhadores terão um dia repleto de atrações e se reunirão para reafirmar a luta pela pauta de reivindicações da classe trabalhadora

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

“O 1º de Maio é um dia de protesto, de mobilização, de críticas e de reafirmação da pauta de reivindicações da classe trabalhadora. Na história da CUT – Central Única dos Trabalhadores sempre foi desta maneira: é um dia de comemoração, mas também de reivindicação.” Foi desta maneira que secretário de Relações Internacionais da CUT Nacional, João Antônio Felício, definiu a importância desta data para os trabalhadores durante a coletiva de imprensa realizada hoje, 29/04, na sede da CUT Nacional, situada à rua Caetano Pinto, 575, Brás.  

 

A coletiva foi organizada pela CUT São Paulo para apresentar a proposta de comemoração do 1º de Maio Unificado, que neste ano envolve também a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros. Além destas duas outras centrais sindicais, a UGT – União Geral dos Trabalhadores deverás participar do ato político que acontece junto à programação do 1º de Maio, quando as centrais irão se pronunciar sobre a luta dos trabalhadores.

 

Clique sobre a imagem e assista a entrevista

 

Estiveram presentes à coletiva de hoje, os presidentes da CUT – São Paulo, Adi dos Santos Lima; CSB, Antonio Neto; da CTB, Adilson Araújo; e representando a CUT Nacional estava seu secretário de Relações Internacionais, João Antônio Felício. Vagner Freitas, presidente da CUT Nacional, justificou sua ausência. O tema Comunicação: O Desafio do Século foi o fio condutor da programação de eventos em comemoração do 1º de Maio deste ano.

 

Em seu pronunciamento, o presidente da CUT São Paulo informou que foi feito um esforço para que as comemorações unificassem todas as Centrais. Foi, inclusive, feita uma reunião para discutir esta possibilidade. “Quem demonstrou unidade com as bandeiras que defendemos foram a CSB, CTB e UGT. Seria importante que todas participassem. Mas sabemos que a pluralidade, a democracia, a diversidade sindical precisam prevalecer. Não tínhamos ilusão de conseguir esta comunhão entre todas, principalmente em um ano eleitoral,” destaca Adi dos Santos.

 

O representando da CUT Nacional abordou em sua fala a importância deste 1º de Maio para os trabalhadores do mundo todo. Felício recordou a crise que atinge vários países desde 2008 e cujo reflexo atinge drasticamente os trabalhadores. Destaca que neste período passou a ocorrer uma aliança muito forte entre os empresários e vários governos para fazer reformas que possibilitassem a retirada de direito dos trabalhadores, ao invés de reformar o sistema financeiro. Para resolver seus problemas de caixa, os Estados praticam reformas que prejudicam os trabalhadores. Para ele, é contra isto que os trabalhadores no mundo inteiro protestarão neste 1º de maio.

 

Clique sobre a imagem e assista a entrevista

 

 

“O 1º de Maio vai ser em função desta luta. Nossa pauta de reivindicações aqui no Brasil é focada no fato de que não queremos perder direitos. Nós reconhecemos os avanços que ocorreram no país nesta última década. O salário mínimo teve um aumento real nos últimos anos, assim como cerca de 90% das categorias também tiveram. Queremos ampliar as conquistas que tivemos. Queremos derrotar todos os projetos de lei que hoje estão no Congresso Nacional e que apontam para retirada de direitos dos trabalhadores,” afirma João Felício.

 

Veja a programação do Dia do Trabalhador

 

O Vale do Anhangabaú será o palco de diversas atrações no dia 1º de Maio (quinta-feira), a partir das 10h, com um ato inter-religioso, seguido de espetáculo teatral contando a história da comunicação no Brasil. Às 16h haverá ato político-social das Centrais Sindicais e várias atrações musicais como Sampa Crew, Art Popular, Leci Brandão, Maria Cecília & Rodolfo, Pixote, Paula Fernandes, Michel Teló, Belo e Péricles & Banda.

 

As comemorações também ocorrerão na zona sul da capital, no Parque das Árvores (Avenida do Arvoeiro, altura do nº 395), em Cidade Dutra, com prestação de serviços de saúde, beleza, educação e cidadania à população, além de parque infantil, contação de histórias e cinema. No palco, entre outras atrações, estarão a banda de reggae Ponto de Equilíbrio, a cantora Paula Lima e o rapper GOG.

 

Hot site – Detalhes da programação e outras informações estão disponíveis no hot sitewww.1demaiocutsaopaulo.com.br (programação divulgada pela CUT São Paulo).

 

Veja também: 

1º de maio da CUT: Dia do Trabalhador tem atos e mobilizações por todo o País

 

 

José Carlos Araujo

Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT (com informações site CUT SP)

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]