Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS PARTICIPA DO FÓRUM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

CNTSS participa do Fórum do Ministério da Saúde

26/09/2011

CNTSS participa do Fórum do Ministério da Saúde e traçam as estratégias para regulação do Trabalho em Saúde no Mercosul

Escrito por: Imprensa CNTSS

 CNTSS participa do Fórum do Ministério da Saúde Os trabalhos do Fórum do Ministério da Saúde, que estiveram parados desde o ano passado, reiniciaram suas atividades dia 12 de setembro reunindo 35 participantes e contou com a presença do diretor da CNTSS Natanael Costa.

Na abertura, Denise Motta Dau, Diretora de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde destacou a importância da discussão da Regulação do Trabalho em Saúde no MERCOSUL. Falou ainda sobre a proposta de duas reuniões do Fórum no ano; a importância da discussão SGT 11 que acontecerá até o final deste mês Uruguai.

Nesta reunião aproveitou-se também para fazer um resgate sobre a reunião SGT 11ocorrida em abril último com a participação da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; onde foi feita a apresentação de Matrizes comparativas: medicina, enfermagem e psicologia; foi elaborado os Conceitos de Profissões Técnicas, priorizado profissões técnicas nos Estados -enfermagem, laboratório clínico, radiologia e hemoterapia de acordo com as decisões tomadas na Reunião com Conselho Regional Consultivo de Educação Superior do Mercosul.


“Outro tema discutido foi sobre o Acordo com o exercício profissional Uruguai - Brasil nas cidades de fronteiras. Ficou restrito ao contrato de serviços e não contratação de profissional, como os municípios estavam interpretando erroneamente. Após muitas discussões todas concordam com esta maneira de trabalhar a Matriz Mínima de Registro de Profissionais de Saúde do Mercosul mas todos gostariam de conhecer a Plataforma Arouca e poder opinar. Após aprovação a secretária vai negociar com o grupo que está elaborando a Plataforma se podemos incorporar os dados que nós precisamos para a Matriz mínima”, fala Natanael.

No final da reunião foi apresentada a nova Coordenadora de Regulação do Trabalho em Saúde, Miraci Mendes Astun e a equipe de assessoria que compõe o Fórum Mercosul.


A próxima reunião ficou agendada para o dia 17 de outubro próximo, às 14h00, com a seguinte pauta:
Informes SGT 11
- Implantação da Matriz Mínima
- Apresentação da Plataforma (se a negociação for positiva).
- Mediação do exercício profissional nas fronteiras.


  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]