Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSAÚDE ABC: ASSEMBLEIA APROVA ACORDO SOBRE CAMPANHA SALARIAL

Sindsaúde ABC: assembleia aprova acordo sobre campanha salarial

10/07/2023

Foram três grupos patronais que apresentaram proposta, o que abrange praticamente toda a categoria

Escrito por: Sindsaúde ABC

 

Em assembleia que lotou o salão do Sindicato, os trabalhadores(as) da Saúde aprovaram, na noite de sexta-feira (07/07), as propostas patronais referentes à Campanha Salarial de 2023, que prevem a reposição integral da inflação do período (3,83%), além de alguns avanços sociais.

 

Foram três grupos patronais que apresentaram proposta, o que abrange praticamente toda a categoria. “O importante é que conseguimos repor a inflação, pois nas negociações iniciais nem isso eles estavam propondo”, destacou o presidente do Sindicato, Almir Mizito.

 

Presente na assembleia, o advogado do Sindicato, Rodrigo Casali, explicou que este ano as negociações estavam ainda mais difíceis. “É o primeiro ano pós-pandemia e a choradeira estava geral, foi preciso muita firmeza do Sindicato para chegarmos a esse resultado”, disse o advogado, que participou de todas as reuniões com os patrões.

 

Sindhosp – Os trabalhadores(as) que pertencem ao grupo Sindhosp (hospitais, clínicas e laboratórios, incluindo a Fundação do ABC e suas mantidas) terão 3,83% da seguinte forma: em maio, junho, julho e agosto como abono, a ser pago em setembro e a partir de setembro incorpora ao salário.

 

O mesmo percentual será aplicado nos benefícios, como vale-refeição e vale-alimentação, a partir de maio e será pago a partir da assinatura do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT).

 

Também para esse grupo houve um avanço social: o CCT terá uma cláusula que prevê dois dias de falta abonada às trabalhadoras que sofrerem violência doméstica, desde que apresentem Boletim de Ocorrência lavrado perante autoridade policial. “Somos o primeiro sindicato do Brasil a conquistar essa cláusula, que será de grande importância, pois a vítima de violência precisa de um tempo para se recuperar”, disse Mizito, lembrando que o Sindicato vai insistir para que a cláusula seja estendida para toda a categoria.

 

NotreDame – A Notre Dame Intermédica apresentou a mesma proposta do Sindhosp. A empresa, que pertence ao grupo Sinamge, emprega cerca de 98% dos trabalhadores(as) desse segmento e com ela será assinada a Convenção Coletiva de Trabalho. Nos próximos dias o Sindicato deverá receber a proposta do Sinamge e, caso isso não aconteça, será protocolado Aviso de Greve.

 

Sindhosfil – Os trabalhadores(as) em hospitais filantrópicos, como santas casas e SPDM, terão o reajuste de 3,83% em duas vezes, sendo 1,91% em maio e completa os 3,83% em agosto (a ser pago no 5° dia útil de setembro).

 

Assistencial – A assembleia também aprovou, em votação específica, a contribuição assistencial de 3% do salário, válida para todos os grupos, a ser paga em duas parcelas de 1,5% nas folhas de pagamento de agosto e setembro.

 

Sócios(as) isentos – “É importante destacar que essa contribuição será descontada apenas dos não-sócios do Sindicato”, disse Mizito, acrescentando que vai enviar ofício às empresas isentando os associados.  Os não-sócios que estavam na assembleia e não concordam com esse pagamento tiveram a oportunidade de redigir uma carta manifestando a discordância.

 

Piso da Enfermagem – Com relação ao piso salarial dos profissionais da Enfermagem, Mizito explicou que o Sindicato vai respeitar a decisão do STF.

 

 

 

Fonte: https://encurtador.com.br/byNQV

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]