Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > COORDENADORES DO SINDACS PARTICIPARAM DO I FÓRUM ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Coordenadores do SINDACS participaram do I Fórum Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

02/09/2014

Trabalhadores de Brotas, Federção, Pau da Lima, Jaqueira do Carneiro, Cajazeiras e de diversos municípios participaram desse evento

Escrito por: Sindacs BA

 

 
 
Os Coordenadores do SINDACS participaram do I Fórum Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e da II  Mostra Científica do SUS Bahia e também do  II Congresso Bahia de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Os eventos foram realizados nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Hotel Fiesta.

A abertura oficial do I Fórum Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e da II Mostra Científica do SUS Bahia/II Congresso Baiano de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde aconteceu na noite do dia 26 e contou com  a participação do secretário da Saúde, Washington Couto. O secretário salientou o papel da gestão nos últimos 7 anos e o entendimento contínuo sobre as necessidades do servidor público.

Também compuseram a mesa, o representante da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH), Washington Abreu; o representante da COSEMS, Fabiano Ribeiro; da DITEC, Maridete Cunha; da EESP, Marcele Paim; da DGTES, Bruno Guimarães de Almeida; da EFTS, Maria José Camarão; da DARH, Ana Neuza; da COPAD, Lúcia Castellucci. A representante dos Trabalhadores da Saúde, Regina Célia Cardoso. A Técnica da 16ªDIRES, Jacobina e Lilian Marinho, e a representante dos Usuários da Saúde – Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.
 
Segundo a coordenadora Celina, o evento teve palestras, mesas redondas, encontros, oficinas, painéis, apresentação de trabalhos, minicursos (Acesso a bases de dados; Ética em Pesquisa;  Elaboração de Projetos de Intervenção), lançamento e exposição de livros, atrações culturais (no espaço de Arte, Cultura, Integração e Mobilização) e participação dos movimentos sociais.

A proposta foi de potencializar o conhecimento técnico-científico no âmbito do SUS Bahia, além de proporcionar a conexão ensino-serviço e a participação social envolvendo trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde.

Diversos trabalhadores, de Pau da Lima, Brotas, Federação, Jaqueira do Carneiro, Cajazeiras e de diversos municípios participaram desse evento.  A supervisora do Vale das Pedrinhas, ACE  Ana Célia, ressaltou a importância de eventos como esse. A ACS Naiara relatou algumas experiências como agente de saúde.

Os agentes de endemias de Lauro de Freitas  levaram o teatro de fantoches e um “Livro Gigante” com intuito de  promover a prevenção no combate à dengue. De acordo com a a supervisora Lidiane,  o sentimento foi de dever cumprido. “Apesar das inúmeras  dificuldades a equipe não se abateu e demonstrou que a saúde está sempre em primeiro lugar”, disse.

Também foi realizado o lançamento do livro ” Estratégias da Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde : Experiências da Bahia”.  O livro é uma parceria da superintendência com outras instituições responsáveis pela formação em saúde no Estado, consoante ao eixo central da Política: “O SUS é uma Escola”.
 
Conforme salientou o Superintendente de Recursos Humanos da Saúde da SESAB, Washington Luiz Abreu, o livro marca um novo olhar sobre a gestão, sob o qual o trabalhador da área da saúde passa a ser protagonista dos processos de mudança para melhoria dos serviços em saúde.
 
 
Direção do SINDACS
 
 
 
 
 
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]