Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > JUSTIÇA BARRA NOVO MODELO DE GESTÃO DA SAÚDE

Justiça barra novo modelo de gestão da Saúde

13/10/2009

Escrito por: Fonte: Jornal do Commercio Publicado em 09.10.2009


O governo do Estado sofreu, ontem, a primeira derrota na tentativa de implementar o modelo polêmico de Organização Social (OS) para gerenciar o Hospital Metropolitano Miguel Arraes de Alencar, em Paulista, no Grande Recife, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Olinda e Igarassu, na mesma região, e também em Paulista. A pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Justiça decidiu suspender o edital de licitação para seleção da entidade privada responsável pela gestão das unidades de saúde. O processo seria aberto na próxima terça-feira.

O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Edvaldo José Palmeira, fixou multa diária de R$ 1 mil para a hipótese de descumprimento da decisão. A penalidade é extensiva ao presidente da Comissão de Licitação. Na decisão liminar, o magistrado alega que “a autorização legislativa para a prestação do serviço de saúde à população pelas entidades privadas tem de ser feita de forma complementar à atuação do Poder Público, isso de forma delegada, pois é dever do Estado, e não das entidades privadas, a prestação desse serviço.”

Na sentença, o juiz diz que o governo extrapolou a legislação. “No caso em apreciação, parece que o réu excedeu-se aos estritos limites da referida legislação, pois pretende entregar a entidades privadas o patrimônio público e para a prestação de um serviço público, mas com a gestão integral a ser realizada por entidades privadas, o que parece caracterizar, não uma ação complementar, como autorizado pela legislação aqui referida, mas sim uma autêntica substituição do Poder Público.”

Na ação civil pública, o Ministério Público também pedia a suspensão da publicidade nos meios de comunicação local. A propaganda noticia que “a população de Pernambuco irá contar com mais um grande hospital, o melhor da rede estadual, e que a população de Paulista irá ganhar um grande hospital para atendimento de urgência.” Nesse ponto, o magistrado indeferiu o pedido.

O procurador-geral do Estado, Tadeu Alencar, informou, na noite de ontem, que o governo vai recorrer hoje no Tribunal de Justiça (TJPE) para tentar derrubar a liminar. Ele declarou que a determinação é baseada em premissas falsas. “O debate é importante. É isso que estamos fazendo. Agora, é preciso dizer que não há privatização. Isso é um sofisma. Não há transferência de patrimônio e os pacientes serão atendidos exclusivamente pelo SUS.”


Na manhã de quarta-feira, o Ministério Público Federal também ingressou com uma ação civil pública por entender que a transferência da gestão das unidades de saúde para uma entidade privada fere a Constituição. A Justiça Federal ainda não apreciou a ação.

O vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Sílvio Rodrigues, comemorou a decisão. “É uma vitória não só do movimento médico, mas do movimento pela saúde pública de qualidade e da sociedade pernambucana. É importante lembrar que o projeto foi vetado no Conselho Estadual de Saúde.”
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]