Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SUSPENSA LEI QUE CRIOU O IMESF EMPORTO ALEGRE

Suspensa Lei que criou o IMESF emPorto Alegre

03/01/2012

O desembargador classificou a lei como dotada de personalidade jurídica de direito privado

Escrito por: Imprensa SERGS

 

Em  26 de dezembro último, o desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, do Órgão Especial do TJRS, suspendeu liminarmente a vigência da Lei nº 11.062/11, do Município de Porto Alegre, que autorizou a instituição do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde e Família (IMESF).

 A decisão aconteceu através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) pelo Sindicato dos Enfermeiros do RS (SERGS) e mais 30 entidades sindicais e da sociedade civil, que compõe o Fórum de Entdades em Defesa do SUS.

O desembargador classificou a lei como dotada de personalidade jurídica de direito privado. No entanto, afirmou, que deve prevalecer a sua real natureza, que é determinada pela destinação e vinculação dos bens a fins públicos e não a mera qualificação que possui.

Considerou ainda que o IMESF é entidade de natureza pública e tem como finalidade desempenhar atividades voltadas para o interesse público e de caráter essencial, com seu funcionamento custeado por recursos provenientes do município. Constatou, ainda em exame preliminar, a previsão de contratação de servidores pelo regime da CLT em descompasso com o atual parâmetro constitucional, afrontando o princípio da moralidade.

Ressaltou ainda que a prestação de serviços de saúde é dever do Município, como prevê a Constituição Estadual, sendo vedada a transferência integral a entidade privada.

Para conceder a decisão em caráter liminar, o Desembargador considerou, especialmente, que ainda não houve concretização definitiva e contratação completa de pessoal. A decisão vai vigorar até o julgamento final da Ação pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

Sendo assim, os contratos atuais serão mantidos até que a situação se resolva e o Município terá que repensar a Estratégia de Saúde da Família na Capital. É importante ressaltar ainda que esta ADIN movida pelo SERGS pode abrir jurisprudência e repercutir positivamente na recuada de iniciativas que tentam privatizar o SUS.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]