Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CENTRO PARA VICIADOS EM CRACK SERÁ ABERTO SEM ATENDIMENTO DE SAÚDE

Centro para viciados em crack será aberto sem atendimento de saúde

11/01/2012

A plena carga, só no final de fevereiro, comecinho de março", disse Alda Marco Antônio

Escrito por: Diógenes Muniz – editor –adjunto da TV Folha

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social de São Paulo, Alda Marco Antônio (PSD), afirmou ontem à Folha que o novo centro para acolhimento de usuários de drogas, no Bom Retiro, será lançado mesmo incompleto.

O "Complexo Prates", como está sendo chamado, é divulgado pela prefeitura como um "centro especial" por conjungar tanto a assistência social --com área de convivência e albergue-- quanto o atendimento de saúde --com AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e Caps-AD (Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas).

Em visita ao local, na rua Prates, a reportagem verificou que a área reservada ao atendimento de saúde nem sequer foi erguida.

A gestão Kassab decidiu lançar o complexo no início do próximo mês mesmo assim.

A prefeitura informa em seu site que "as obras do Complexo Prates receberam R$ 8 milhões em investimentos e estão previstas para serem entregues no começo de fevereiro". "É uma pena, pois inaugurar tudo junto seria um ganho", admitiu a vice-prefeita ontem, no local.

Conforme publicou a Folha na última sexta-feira, Gilberto Kassab (PSD) e Geraldo Alckmin (PSDB) adiantaram a operação na cracolândia por temer uma ação do governo federal, o que os deixaria em desvantagem política diante do PT.

AÇÃO DESCOORDENADA

A vice-prefeita nega, no entanto, que o complexo de atendimento a viciados e moradores de rua esteja ligado à intervenção recente na cracolândia. Ela diz ainda que soube da deflagração da operação às 10h da mesma data em que ocorreu (último dia 3).

Enquanto o atendimento de saúde do complexo não fica pronto, a prefeitura vai oferecer no local a possibilidade de os dependentes químicos tomarem banho, dirigirem-se ao albergue para alimentação e descanso e, nas palavras da vice-prefeita, "se distraírem".

"São várias armas [para tirar os viciados das ruas]. A bola de futebol] é uma mágica. A bola funciona com quase todos. Temos todos os joguinhos que têm nos bares de São Paulo. Pebolim é muito querido. Tênis de mesa, menos, mas também [é querido]. E temos jogos de tabuleiro", descreve a vice-prefeita.

O centro deve abrigar 1.200 pessoas. O local fica a pouco mais de um quilômetro do epicentro do crack.

"[O visitante] tem que gostar daqui. Ele tem que se sentir seguro. Tem que se sentir não-patrulhado", diz.

Colaborou: André Felipe

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]