Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > PROFISSIONAIS DA SAÚDE FICAM PROIBIDOS DE CIRCULAR COM EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Profissionais da saúde ficam proibidos de circular com equipamentos de proteção individual

14/08/2012

Com as novas regras, todos os profissionais da saúde, incluindo estudantes e estagiários, não poderão mais circular com jalecos e aventais em ambientes que não sejam os de trabalho.

Escrito por: SMS

 

No dia 23 de julho foi aprovada a Lei nº 9160, que proíbe a circulação dos profissionais de saúde utilizando equipamentos de proteção individual fora do ambiente de trabalho. Para conscientizar e lembrar os profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover campanhas de educação. A nova norma pretende evitar contaminações e programação de doenças infecto contagiosas.

  Com as novas regras, todos os profissionais da saúde, incluindo estudantes e estagiários, não poderão mais circular com jalecos e aventais em ambientes que não sejam os de trabalho. Além disso, fica proibida também a circulação de outras vestimentas especiais utilizadas para desempenho das funções profissionais, como máscaras, gorros e unissex (vestimenta utilizada em UTI's).

 A lei inclui todos os profissionais ligados à saúde, assim, pessoas ligadas a laboratórios ou cozinhas de hospitais também são afetados. Os infratores estão sujeitos a advertências e multas, de acordo com o Código de Posturas do Município.

 A chefe da coordenação municipal de controle de infecção em serviço de saúde do departamento de Vigilância Sanitária, Vilah Cândida Pereira das Neves, explica que a medida foi tomada para evitar a transmissão de microorganismos patogênicos (que causam doenças) para outras pessoas. "O equipamento é utilizado para fazer um procedimento, quando o profissional termina, ele tem que retirar o equipamento. Os microorganismos vão impregnar na vestimenta", conclui.

 A SMS também irá alertar a população sobre o risco de contaminação biológica afixando cartazes em transportes coletivos, bares, restaurantes e supermercados. A lei entrará em vigor 120 dias após a data de publicação.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]