Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERVIDORES DO INSS PARTICIPAM DA PESQUISA REALIZADA PELO SINDSPREV PE

Servidores do INSS participam da pesquisa realizada pelo Sindsprev PE

19/11/2013

Projeto prevê diagnostica a realidade vivenciada nos locais de trabalho a partir da pesquisa “Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho”

Escrito por: Sindsprev PE

 

Divulgação

A partir da terça-feira, 19/11, está disponível no nosso site do Sinsdprev PE o questionário da pesquisa sobre “Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho”, que deve ser respondido pelos servidores do INSS até o dia 10 de dezembro.


O lançamento da pesquisa foi realizado na segunda-feira, 18/11, no auditório da Livraria Cultura, Paço Alfândega, no Bairro do Recife. Participaram dirigentes do Sindsprev, equipe de professores e pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de servidores do INSS.


Na abertura, o coordenador geral do Sindsprev, José Bonifácio, destacou que o objetivo da iniciativa é identificar "os danos que o atual modelo de gestão do INSS vem causando ao trabalho e à saúde dos servidores do INSS". A dirigente Leozina acrescentou que o "Sindicato está demarcando um campo de luta política para enfrentamento dessa adversidade, a partir do conhecimento da realidade com os fundamentos científicos da pesquisa".


Segundo o dirigente Luiz Eustáquio, essa ação sindical é "uma resposta aos apelos e demandas da categoria que exige mudanças nas condições e relações de trabalho." 



Após as considerações iniciais, foi apresentada uma encenação da Companhia de Teatro TV Sindical, retratando com humor e ironia a realidade enfrentada pelos servidores do INSS nos locais de trabalho.

Na sequência, o secretário de Formação, Irineu Messias, lembrou reflexões e atividades anteriores promovidas pelo Sindicato, que culminaram com a decisão de realizar o Curso "Padrões dGestão Pública e de Relações de Trabalho" e a pesquisa “Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho”.


Irineu ressaltou que "a pesquisa é uma das ferramentas estratégicas para enfrentamento ao modelo de gestão do INSS, que vai usar o conhecimento acadêmico para fundamentar nossas denúncias de uma realidade que valoriza as metas e a eficiência, desprezando a saúde do trabalhador e as especificidades de cada local de trabalho".

 

DivulgaçãoPor sua vez, a professora da UnB, Ana Magnólia, detalhou mais os aspectos negativos do modelo gerencial-produtivista do INSS e fez um contraponto com características que podem compor novos modelos alternativos, em que sejam compatíveis cumprimento de metas e relações saudáveis de trabalho.


Segundo a professora, "deve-se superar o modelo normativo-narcisista, que provoca distorções e patologias, buscando conquistar uma nova forma de gestão coletivista que garanta tanto a qualidade dos serviços quanto a satisfação e a saúde dos servidores".


 
Pesquisa -  Na terça-feira, 19/11, será iniciada a aplicação da pesquisa sobre "Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho". Os questionários estão disponibilizados no site do Sindsprev e nas Agências da Previdência Social (APS). A finalidade é mapear os indicadores atuais e subsidiar a elaboração de um modelo de gestão coletiva do trabalho alternativo ao modelo vigente no INSS.


A pesquisa quantitativa será por meio eletrônico e em papel, e a qualitativa por meio de entrevistas coletivas realizadas com quatro grupos com a participação de dez servidores em cada um, somando um total de 40 participantes.

 
No final, será apresentado um relatório com a proposta dos novos indicadores de gestão organizacional, detalhando os dispositivos para uma gestão coletiva da organização do trabalho. Este trabalho está previsto para ser concluído em março de 2014.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]