Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > 25 DE NOVEMBRO: DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

25 de Novembro: Dia internacional da não violência contra as mulheres

26/11/2013

Para o Sindsaúde/GO essa luta deve ser constante sendo necessário o engajamento de toda a sociedade

Escrito por: Sindsaúde GO

 

“Existe apenas uma verdade universal aplicável a todos os países, culturas e comunidades: a violência contra as mulheres nunca é aceitável, nunca é perdoável, nunca é tolerável”. As palavras de Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU refletem a luta de muitas entidades e organizações que lutam pelo fim das agressões contra a mulher. Vinte e cinco de novembro é considerado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Para o Sindsaúde/GO essa luta deve ser constante sendo necessário o engajamento de toda a sociedade.

 

Segundo dados da Secretaria de Políticas para as mulheres da Presidência da República, desde a criação da Lei Maria da Penha, em 2006 até o final de 2012, o registro de denúncias envolvendo agressões contra a mulher por meio do Ligue 180 cresceu 600%. O Sindsaúde/GO também está na luta pela implementação de políticas que ofereçam maior qualidade de vida às mulheres e parabeniza você mulher pela coragem de denunciar.

 

“A violência cometida contra a mulher traz prejuízos para toda a sociedade. Com isso temos filhos, famílias e comunidade desestruturadas. Por isso é fundamental que sejam criadas e ampliadas as políticas públicas que deem a elas condições de denunciar e se protegerem de qualquer tipo de violência, seja ela física, sexual, psicológica ou econômica”, salienta a presidenta do Sindsaúde e Secretária da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (Cut/GO) , Maria de Fátima Veloso.

 

A violência contra a mulher é mais complexa do que parece e envolve vários fatores. Muitas se submetem às agressões para proteger os filhos ou alguém que amam. A dependência financeira do agressor também é outro fator que em muitos casos contribui para a manutenção dessa violência.

 

Princípios - Igualdade, autonomia, entre outros, são princípios que acompanham o Sindicato durante seus mais de 20 anos de existência. Hoje a entidade está representada no Conselho Municipal de Direito das Mulheres (CMDM). O conselho, composto por representantes das entidades e dos órgãos governamentais é uma ferramenta de grande importância na criação de leis, fiscalização e na tomada de decisões em políticas públicas que assegura os Direitos das Mulheres.

 

No cenário nacional junto a CUT, o Sindsaúde tem participado de ações a fim de garantir condições de vida digna a todas às mulheres. A participação das entidades na defesa de políticas e ações tanto no Estado como a nível nacional tem como objetivo assegurar mais direitos as mulheres.

 

Em Goiás, o Ligue 180 recebeu denúncias de 141 dos 246 municípios. A quantidade de ligações vinda de todo país desde 2006 já somam mais de 3,3 milhões. A violência física está entre as mais comuns.

 

Infelizmente a condição de trabalho das delegacias e juizados especializados e a dificuldade ao acesso a esses serviços, ainda fazem com que muitas desistem de fazer a denúncia. Portanto esses números está muito aquém da realidade que nós vivemos. Diante disso, o Sindsaúde e a CUT lutam para que não exista nenhum ato de violência contra as mulheres. O combate à violência contra a mulher deve ser permanente.

 

25/11/2013

Imagem: CUT/PR

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]