Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE RS E COREN APURAM DENÚNCIAS CONTRA HOSPITAL DOM JOÃO BECKER

Sindsaúde RS e Coren apuram denúncias contra Hospital Dom João Becker

27/01/2014

Entre as denúncias contra a unidade hospitalar, sindicato apura a sobrecarga de trabalho e superlotação na unidade hospitalar

Escrito por: Sindsaúde RS

 

Representando o SINDISAUDE-RS compareceu o presidente da entidade, Arlindo Nelson Ritter, acompanhado dos diretores Julio Antero Appel de Oliveira, Maria Lucia Schaffer e a delegada sindical Maria Alzira de Lima Prette Prete. Representando o COREN/RS compareceu o presidente da entidade Ricardo Rivero acompanhado do seu vice-presidente, Claudir Lopes da Silva. Representando o Hospital Dom João Becker estava presente Fabiana Dressler, administradora e Dagmar Herbert, gerência de enfermagem.

 

As denúncias a serem apuradas versavam sobre situações onde uma enfermeira teve que cuidar de dois postos (com um total de 52 pacientes) e também de situações onde um técnico de enfermagem assumia a responsabilidade pelo atendimento de 27 pacientes e chegou a ser advertido por não dar conta da demanda.

 

Segundo o presidente do Coren, o hospital preocupa a entidade pelo fato de estar respondendo vários processos no Ministério Publico de Gravataí, que envolvem enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e ainda pela grande demanda de denúncias de familiares de pacientes e trabalhadores do hospital que chegam ao Coren.

 

Para o presidente do SINDISAÚDE existe falta de reciprocidade do hospital para com o trabalhador, e uma grande falha administrativa do hospital, o que tem causado grande prejuízo para os trabalhadores e também para os pacientes. Na visão do sindicato são necessárias ações imediatas que resolvam os problemas de superlotação e sobrecarga de trabalho.

 

Arlindo ressaltou o risco eminente de um colapso total do atendimento no Dom João Becker por conta da sobrecarga de trabalho acarretar uma queda na qualidade do atendimento por parte do trabalhador e isso implicar em grandes riscos para os pacientes.

 

Ricardo Rivero lembrou que o Coren esteve no hospital em novembro de 2013 para tratar do redimensionamento e que os prazos dados ao ex gerente da enfermagem, cargo agora ocupado por Dagmar Herbert, já estão se esgotando e que até agora nada foi feito no sentido de contratar novos funcionários.

 

Fabiana e Dagmar ressaltaram que muitos dos problemas que o hospital enfrenta hoje são decorrentes de situações provocadas por funcionários que faltam nas suas escalas, que não comunicam as suas chefias sobre possíveis faltas e  simplesmente apresentam atestados sem comunicar seus superiores hierárquicos.

 

Dagmar frisou que os problemas apontados foram restritos aos dias 4 e 5 de janeiro, e que nos demais casos todas as providências estão sendo tomadas, e que já houve progresso em relação á situação anterior pela qual passou o hospital.

 

O presidente do COREN agendou para o final de Janeiro um acompanhamento nas rotinas de atendimento dos setores citados, onde ele estará presente junto com outros representantes do COREN.

 

O presidente do SINDISAÚDE se comprometeu a acompanhar através de suas delegadas sindicais todas as ações realizadas pelo hospital  Dom João Becker, e também se comprometeu a apurar outras denúncias que tem chegado ao sindicato.

 

 Luiz Augusto Maluf - MTB 14886

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]