Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSPREV PE: SEMINÁRIO DEBATE A SEGURIDADE QUE TEMOS E A QUE DESEJAMOS

Sindsprev PE: Seminário debate a Seguridade que temos e a que desejamos

12/05/2014

Evento também marca os 70 anos do Serviço Social na Previdência Social

Escrito por: Sindsprev PE

 

 
 

O Sindsprev, com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco 4ª Região (Cress) e do INSS, promoveu na sexta-feira, 09/05, o seminário A Seguridade Social que temos e a que desejamos, outra “engrenagem” é possível.  O evento foi realizado no auditório do Sindicato e também marca os 70 anos do Serviço Social na Previdência Social. Formaram a mesa de abertura o presidente do Cress, Celso Severo, a responsável técnica da Gerência Recife do INSS, Stella Pragana, e Márcia Amorim, representante técnica do Serviço Social na Região Nordeste.  Os dirigentes do Sindsprev, Luiz Eustáquio e Silvia Regina deram as boas vindas aos mais de 300 participantes de Pernambuco e de outros estados do Nordeste.


“A realização deste seminário é importante para a luta dos assistentes sociais, para a história do Sindicato e para toda a categoria trabalhadora. Além disso, é uma oportunidade de compartilhar experiências com os colegas não só da nossa categoria, mas de outros espaços, visando contribuir na discussão sobre seguridade social”, destacou a dirigente Silvia Regina.

 

O diretor Luiz Eustáquio aproveitou a ocasião e convidou os profissionais de serviço social para uma sessão solene em homenagem ao Dia dos Assistentes Sociais. Esta reunião solene será realizada na Câmara do Recife, no próximo dia 14/05, das 10h às 12, no Plenário da Câmara.



A primeira palestrante foi a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Elizabete Mota, que falou sobre o tema Dialogando sobre os novos caminhos da Seguridade Social no Brasil: o desafio da interlocução entre as políticas de saúde, assistência e previdência social. “Não restam dúvidas de que estamos perante um processo de privatização, racionalização, burocratização e mercantilização da Previdência e da Saúde,” disse a palestrante em sua intervenção durante o seminário. A professora também ressaltou a importância do evento e da temática porque revela “a preocupação  com a dimensão pública da seguridade e, ao mesmo tempo, com os meios e formar de torná-la possível”.



A segunda palestrante foi a assistente social do INSS do Rio de Janeiro, Marinete Cordeiro, que falou sobre “O fazer profissional do Serviço Social previdenciário: 70 anos na luta pela efetivação da Seguridade Social no Brasil”. Esse assunto também foi abordado pela assistente social do INSS do Ceará, Evânia Severiano. As duas palestrantes frisaram a importância de se fortalecer as quatro dimensões da profissão: teórico metodológico, técnico operacional, ético e político e ideológico-cultural.


 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]