Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CÂMARA FEDERAL REALIZA SESSÃO SOLENE ALUSIVA À SEMANA DA ENFERMAGEM

Câmara Federal realiza sessão solene alusiva à Semana da Enfermagem

12/05/2014

Enfermeira gaúcha Nelci Dias está entre os profissionais que serão homenageados em Brasília no Dia do Enfermeiro

Escrito por: SERGS

 

A enfermeira Nelci Dias será homenageada na Câmara Federal no dia 12 de maio, durante sessão solene na Câmara Federal alusiva à Semana da Enfermagem. Nos últimos 18 anos, Nelci integrou diversas gestões do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs) em diferentes cargos, sempre de forma intensa, sendo, por três mandatos, presidenta da entidade. Hoje, se mantém atuante junto às lutas da categoria.

 

A honraria, indicada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), da qual foi diretora de 2007 a 2013, é um reconhecimento à dedicação de Nelci às pautas da Enfermagem, como a regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais, fixação de piso salarial nacional, melhores condições de trabalho, valorização profissional, além da defesa de um sistema de saúde com acesso universal, integral, com atendimento em todos os níveis de atenção e com controle social.

 

“Conciliar as atividades assistências com a constante formação e a dedicação às entidades de classe da Enfermagem sempre foi uma questão fundamental em minha trajetória. Fico grata pela homenagem e reconhecimento dessa trajetória”, destaca Nelci.

 

Uma história ligada à saúde e lutas coletivas

 

Gaúcha, nascida no dia 5 de agosto, em Porto Alegre, no forte inverno dos anos pesados da Ditadura e, coincidentemente, Dia Nacional da Saúde, Nelci Dias ingressou no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1986, mesmo ano da 8ª Conferência Nacional de Saúde, precursora do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Em 1988 entrou para diretoria do Diretório Acadêmico dos Estudantes de Enfermagem da Ufrgs (DAEE), sendo eleita presidenta em 1989 e, depois, vice-presidenta do DCE, além de membro da diretoria da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem e da União Nacional de Estudantes (UNE). No final de 1990, graduou-se em Enfermagem.

 

Atuou no Hospital Espirita de Porto Alegre e 3º sul na noite II do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Em 2000, tornou-se servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Atualmente, é cedida para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul como assessora técnica na área da saúde.

 

Em 1995, foi eleita presidenta do Sergs, mesmo ano em que ingressou na diretoria da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), para a qual foi eleita presidenta em 1998.

 

Em 2007, foi eleita para a direção da CNTSS. Foi secretária de Mulheres da CUT Regional metropolitana e diretora da CUT RS por vários mandatos, além de membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS.

 

É especialista em Saúde Coletiva pela Associação Brasileira de Enfermagem, e mestra em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

 

 

Anahi Fros 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]