Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV/BA REALIZA ASSEMBLEIA ESPECÍFICA PARA OS PECULISTAS

Sindprev/BA realiza Assembleia Específica para os Peculistas

19/06/2017

Foram eleitos seis delegados para o Encontro Nacional dos Peculistas

Escrito por: Sindprev/BA

 

 

 

 

 

Aconteceu na sexta-feira, 09, uma Assembleia do Pecúlio, no auditório Pedro Castilho, na sede do sindicato, com presença efetiva da categoria e dos diretores, tendo como pauta: Analisar os encaminhamentos da eleição do Conselho Deliberativo e Fiscal da Fundação Viva de Previdência que acontecerá em julho/2017.

 

A mesa foi composta pelo diretor da Secretaria de Organização, Edivaldo Santa Rita, e pela diretora da Secretaria de Administração e Finanças, Maria Valdete Magalhães, além de Lúcia Eloy e Raimundo Cintra, representantes da CNTSS-CUT.

 

Edivaldo Santa Rita falou da importância de todos verificarem se está vindo o desconto do pecúlio no contracheque ou se estão recebendo o boleto na residência, pois caso contrário será necessário dar o nome na Secretaria de Organização, para que o Sindprev/BA e a CNTSS-CUT possam tomar as devidas providências.  “São 55 mil associados no pecúlio, no Brasil. Precisamos ficar vigilantes se está sendo realizado o desconto ou o pagamento no boleto, para evitar problemas futuro. Para maiores esclarecimentos vocês podem ligar para o 08007205600 para tirarem suas dúvidas”, informou Santa Rita.

 

De acordo com Maria Valdete, muita gente que cancelou depois de anos pagando o pecúlio, acabou perdendo o dinheiro. E ressaltou a necessidade de ficar atendo no desconto para não perder o benefício. “Se acontecer de ficarem 03 meses sem pagar o pecúlio está praticamente fora. Por isso os colegas aposentados que não recebem contracheque, conferir pelo menos uma vez no mês. Vem descontado como Previdência Privada”, esclareceu a diretora.

 

Raimundo Cintra afirmou que qualquer alteração tem que passar pelos peculistas e que não existe apoio a nenhuma chapa para a provável eleição que irá acontecer em julho para o conselho da previdência. “A CNTSS defendeu no primeiro momento que o dinheiro fosse dividido para todos os peculistas, mas foi verificado que não teria como, porque teve gente que pagou a mais. O primeiro passo então para que o pecúlio seja defendido, seja lá quem for eleito, pois a força está na mão do povo, é formar uma Comissão e ir cobrar o nosso direito”, afirmou Cintra.

 

“Estamos preparando uma nova reunião, mais técnica, mais profunda, porque muitas pessoas foram expulsas do pecúlio. Então os companheiros que não estão atualizados, que tem alguma pendência, será necessário preencher o formulário no sindicato, para ser encaminhado o mais rápido possível para a CNTSS, para uma reunião que deve ter a partir do dia 14 de julho”, concluiu ele.

 

Muitos esclarecimentos foram feitos inclusive por servidores e aposentados, sendo um encontro bastante produtivo e dialogado por todos.  Foi informado que os processos encontram-se todos digitalizados, e ligando para o 0800 pode ser verificada a situação de cada peculista que esteja no processo.

 

Adilson Barbosa, diretor da Secretaria de Saúde do Trabalhador e Geap, falou da importância de ser realizado um seminário a nível nacional para os peculistas terem o seu dinheiro repassado. “Seria interessante consultar o corpo jurídico do sindicato, ver as condições jurídicas para impugnar essas eleições, pois nenhum peculista foi consultado. Assim não tem transparência”, falou indignado o diretor.

 

Segundo Santa Rita, administrativamente essa eleição poderá não acontecer no mês de julho, porque o próprio governo está com desconfiança dessa chapa. “É válido sim ainda entrar na justiça. Vamos verificar com nossos advogados para tomar uma decisão cabível. Estamos querendo colocar uma sala específica do pecúlio, para esclarecimentos e estabelecer logo isso. Quem deixou de ser peculista tem que preencher urgente o formulário”, disse ele.

 

Foram eleitos seis delegados para o Encontro Nacional dos Peculistas, para acompanhar de perto essa luta.

 

 

 

Texto: Priscila Teixeira   /  Fotos: Luis Teixeira

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]