Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ASSEMBLEIA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE GOIÂNIA ABORDA REPASSE DE VERBAS E MORADIA

Assembleia de agentes comunitários de Goiânia aborda repasse de verbas e moradia

13/12/2017

Na ocasião, os trabalhadores foram esclarecidos sobre as diversas pautas que impactam diretamente a vida desses profissionais

Escrito por: Sindsaúde GO

 

 

O Sindsaúde GO realizou, na terça-feira (7), assembleia geral com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) do município de Goiânia. Na ocasião, os trabalhador@s foram esclarecidos sobre as diversas pautas que impactam diretamente a vida desses profissionais. A assembleia foi realizada no auditório Jayme Câmara da Câmara Municipal.

 

Incentivo Adicional - O pagamento do Incentivo Adicional de Fim de Ano para os agentes de Goiânia foi um dos assuntos abordados. Diante da preocupação do Sindicato com o descumprimento desse direito, a vereadora Sabrina Garcez – presente na assembleia – garantiu que vai apresentar dois projetos de lei para garantir o pagamento do adicional aos ACS e ACE. Conforme justificativa de sua advogada, serão necessários projetos distintos já que o repasse vem do Governo Federal por meio de programas diferentes.

 

Área de abrangência e moradia - Outro esclarecimento feito às duas categorias trata do Projeto de Lei 020/2017 aprovado pela Câmara Municipal. Ele altera a exigência da lei nº 236 de dezembro de 2012 que obrigava o agente a morar permanentemente no bairro de atuação. De acordo com o novo projeto de autoria do vereador Vinicius Cirqueira (Pros), o agente terá o direito de morar fora da área de abrangências após residir três anos no mesmo bairro em que atuar. Para evitar conflito jurídico, o projeto foi submetido à análise da assessoria jurídica da Câmara. Falta agora a sanção do prefeito Íris Rezende.

 

PMAQ - A falta de repasse da verba do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) pela prefeitura de Goiânia ao ACS também é outra preocupação do Sindsaúde. O Sindicato e a vereadora Sabrina Garcez (PMB) estudam a possibilidade de elaborar um projeto de lei para garantir o repasse do PMAQ aos ACS e da verba do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS) aos ACE.

 

Audiência Pública - Diante da luta do Sindsaúde para que os municípios cumpram os direitos trabalhistas na sua integralidade, a assembleia aprovou a realização de uma audiência pública com agentes de todo o estado com o objetivo de debater as principais demandas das duas categorias no estado de Goiás.

 

Eleição - Os agentes ainda foram informados sobre o processo eleitoral da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (FENASCE) que vai ocorrer no dia 24 de novembro. O diretor de Comunicação do Sindsaúde e da Fenasce, Leocides de Souza, explicou como será a eleição e esclareceu quem serão os representantes do estado de Goiás nesse processo.

 

“Certamente, a categoria dos ACS e dos ACE está dando um grande passo rumo valorização profissional e à garantia dos seus direitos. Essa é mais uma prova de que os direitos só se constroem na luta”, destacou Leocides.  

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]